Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

IMG_5030Os encargos municipais e legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016 para Salvador foram apresentados pela Prefeitura ao Corpo Consular da Bahia e ao Itamaraty, na manhã desta quinta-feira (28), em reunião realizada pelo Escritório Salvador Cidade Global (ESCG). Durante o encontro, o cônsul do Japão para o Nordeste, Yasuhiro Mitsui, fez a doação de material esportivo para alunos da rede municipal de ensino, que participaram do Campeonato de Futsal, promovido pela Prefeitura.

Ao abrir o encontro, o secretário Jorge Khoury, titular do Comitê Municipal para os Jogos Rio 2016, falou sobre a importância para Salvador de ser Cidade do Futebol. “É um evento que mais uma vez nos coloca no centro dos grandes acontecimentos esportivos mundiais, o que nos permite não só internacionalizar a cidade, mas ampliar os intercâmbios com outras nações. Nos últimos quatro anos, avançamos na presença e participação de Salvador, inserindo a cidade nas principais redes internacionais, com a C 40, Cidades Criativas da Unesco e Cidades Resilientes”, disse.

Para o Corpo Consular foram apresentadas as responsabilidades da cidade, explicando objetivamente como os segmentos de saúde, infraestrutura, limpeza e coleta seletiva, mobilidade, segurança, turismo e cultura, fiscalização e licenciamento vão operar durante os Jogos Olímpicos. “Já estamos preparados para sediar as partidas de futebol, que começam na próxima semana. A cidade tem tradição em receber bem seus visitantes, e neste caso não será diferente”, afirmou o secretário, lembrando que a ênfase da Prefeitura é o turismo cultural, convidando os visitantes a conhecerem a Casa do Rio Vermelho, os espaços culturais Carybé e Pierre Verger, entre outros.

IMG_5036Atuação logística – A assessoria internacional do município aproveitou a oportunidade para reiterar que toda e qualquer atividade que envolva estrangeiros deve ser comunicada ao Posto do Itamaraty. “Teremos uma atuação logística e de apoio aos consulados em plantão 24 horas, no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR)”, explicou o embaixador Antonio Fernando Cruz de Melo, chefe do Escritório de Representação do MRE – Bahia (EREBAHIA).

Ao falar sobre legado, Jorge Khoury destacou os projetos Transforma e CAMP – Atletas do Futuro. O Transforma contou com o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria da Educação (Smed) e do Escritório Cidade Global e formou 50 docentes em rugby, na Escola Municipal de Pituaçu; 50 docentes em tênis, na Escola Municipal Teresa Cristina; 400 agentes jovens e realizou o Desafio Escolar Transforma – Trégua Olímpica. Este último resultou na criação de uma bandeira da paz utilizando materiais diversos. As 10 escolas com o maior número de votos ganharão uma réplica da Tocha Olímpica Rio 2016. A Escola Municipal Jardim Santo Inácio está na disputa.

Outro legado que também impacta na educação é o CAMP – Atletas do Futuro, um projeto voltado para o desenvolvimento de clínicas esportivas com 1.080 crianças e adolescentes de 7 a 15 anos de idade, em seis comunidades. Essa parceria foi com o Clube Alemão Schalke 04, sediado na cidade de Gelsenkirchen e foi encerrada no dia 26 de julho.

Doação de chuteiras – Aproveitando o clima dos Jogos Olímpicos, o cônsul do Japão para o Nordeste, Yasuhiro Mitsui, fez uma doação de 50 chuteiras para alunos da rede municipal de ensino, que participaram do Campeonato de Futsal, promovido pela Smed em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps). Esse é mais um incentivo à prática do esporte por crianças e jovens, divulgando valores como a disciplina, lealdade e respeito. “O Japão aprendeu a jogar futebol com os brasileiros que contribuíram muito para o crescimento dessa modalidade esportiva. E acreditamos que, entre outros, o esporte pode ser um caminho para ampliarmos a relação com Salvador”, disse Yasuhiro Mitsui.

You may also like