Após sete dias de trabalho durante o Carnaval, o Observatório de Violação dos Direitos das Crianças e Adolescentes apresenta os dados recolhidos pelo Plantão Integrado, coordenado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. De acordo com os dados, o grande “vilão” do carnaval de Salvador foi o trabalho infantil.
“Os dados confirmam uma tendência, que já era uma preocupação, mas por outro lado, demonstram que o problema foi enfrentado. O acompanhamento aos Centros de Convivência, com vistorias constantes e a garantia dos direitos dessas crianças e adolescentes foi, sem dúvida, uma conquista do Plantão Integrado”, destacou o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins.
Dos mais de 1400 atendimentos apurados, 778 foram referentes ao trabalho infantil, o que representa mais de 55%. Destes atendimentos, 127 era de crianças trabalhando diretamente, enquanto outras 625 acompanhavam familiares. Destes, mais de 64% estavam acompanhados da mãe. O circuito Dodô, na Barra-Ondina, foi o que apresentou os maiores índices de trabalho de crianças e adolescentes, com 54%. Crianças entre 0 e 12 anos estiveram em maioria nos atendimentos com 54% do total.
Apesar dos altos índices de trabalho infantil, os dados também apresentam números positivos, como os de demanda espontânea, quando a família procura os órgãos de proteção de forma voluntária. O índice foi de quase 28%, segundo maior, com 391 casos. O alto número de demanda espontânea aponta uma consolidação do trabalho do Plantão Integrado e do Observatório de Violação dos Direitos das Crianças e Adolescentes, em seu terceiro ano no carnaval de Salvador.
“Esse é um dado importante porque mostra a consolidação do Plantão Integrado e dos Centros de Convivência. Muitas crianças passavam os dias nos centros, e a noite, voltavam para casa com seus pais. Outras passaram todo o período do carnaval aos cuidados dos centros”, destacou Iara Farias, coordenadora de Proteção à Criança e ao Adolescente da SJDHDS.
A violência física com 108 casos (7,70%), uso de álcool e outras drogas com 57 casos (4,10 %) e violência sexual com 5 ocorrências (0,40%) foram outros dados apontados pelo Observatório.
Visitas de verificação marcam carnaval do Plantão Integrado
Durante o carnaval, representante da SJDHDS e dos órgãos parceiros, no Plantão Integrado, fizeram visitas nos Centros de Convivência, na Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI) e Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente (Derca). A ação verificou possíveis falhas e a eficacia do fluxo.
Foram realizadas visitas além das delegacias especializadas, no Centro de Convivência Teixeira de Freitas, no bairro de Nazaré, no Centro de Convivência do Calabar e no Centro Integrado de Atendimento do Bonocô, no Centro Integrado de Atendimento de Ondina. Nas visitas, foram ressaltadas as qualidades dos serviços oferecidos.