Foi finalizada nesta quarta-feira (20), na Avenida Suburbana, em Salvador, a escavação em rocha de um dos túneis que farão ligação com a Avenida Gal Costa, seguindo até o bairro do Lobato. Assim como a nova Avenida Pinto de Aguiar, o trajeto é parte do Corredor Transversal I (Linha Azul), que ligará Patamares ao Subúrbio Ferroviário e terá, no total, 13 quilômetros de extensão.
A obra consistiu na perfuração de uma parte da rocha, feita por uma perfuratriz hidráulica de origem finlandesa. Em seguida, os buracos feitos pela máquina foram carregados com explosivos e detonados. O processo de detonações produz até 300 toneladas de pedras, retiradas do túnel por caminhões. Segundo o engenheiro responsável pela operação, Fabrício Vieira, a entrega dos túneis finalizados está prevista para o mês de outubro. “Esse tipo de rocha só nos permite avançar com segurança cerca de 2 metros a cada dez horas. Hoje finalizamos o primeiro túnel e vamos iniciar as obras do segundo, que devem ser finalizadas em cerca de 20 dias”.
Mais mobilidade
Outras obras do programa Mobilidade Salvador incluem a requalificação do trecho entre Pirajá e a Avenida Suburbana, além da construção de nove viadutos. A construção de ciclovias e a macrodrenagem dos rios Camurujipe e Pituaçu também integram o projeto.
Já com o Corredor Transversal II (Linha Vermelha), o objetivo é ligar a orla atlântica e a BR-324, por meio das avenidas Orlando Gomes, já entregue, e 29 de Março, em execução, passando pelo Parque Tecnológico, na Paralela, e a Via Regional, chegando até Águas Claras e totalizando 12 quilômetros de extensão. O projeto também inclui a construção de seis viadutos, cinco pontes e onze quilômetros de ciclovia.
Repórter: Tácio Santos
SECOM