Aproximadamente seis mil trabalhadores, entre diretos, indiretos e terceirizados, estão dando continuidade às obras da Linha 1 e a construção da Linha 2 do Metrô de Salvador. Atualmente, parte dos operários ergue os pilares e travessas que vão formar a mesoestrutura da Estação Detran, uma das 13 estações da Linha 2, que fazem parte do Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas, que, no total, terá 41 quilômetros de extensão.
Na tarde de quinta-feira (24), o diretor presidente da CCR Metrô Bahia, Luis Valença, visitou o canteiro de obras da Estação Detran e informou sobre o andamento das intervenções e os prazos previstos para conclusão dos trechos. A obra da Estação Bonocô, por exemplo, está sendo executada sem interferir no funcionamento do metrô, que continua com operação assistida da Lapa ao Bom Juá. Uma grade de proteção foi instalada para proporcionar segurança aos operários.
Há seis meses desempenhando a função de soldador, Júlio Cézar Santos Santana, morador do bairro Engenho Velho de Brotas, se sente duplamente realizado. Primeiro, por não estar mais desempregado. Segundo, por ajudar a realizar um sonho antigo da população – ver o metrô funcionando.
“Eu estava desempregado. [Há] um certo tempo parado. Aí, surgiu essa oportunidade. Graças a Deus, estou trabalhando aqui, levando sustento para minha família. Esta obra está sendo muito importante. A pessoa vai chegar no aeroporto. De lá, rápido, já está na Rótula [do Abacaxi], Lapa, vai ser um tapa, né? Eu vou usufruir do metrô. Meus filhos, minha família também. Eu sei que vai ser uma realidade”, afirma Santana. Para o servente Fabrício Marques, morador do bairro da Ribeira, trabalhar na obra do Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas “é uma honra, um mérito, participar junto com todos dessa grande obra que trará uma grande mobilidade para nossa cidade”.
Valorização imobiliária
Quando estiverem prontas, as estações, a exemplo das que já estão funcionamento, devem valorizar os empreendimentos localizados no entorno. Esta é a expectativa dos comerciantes locais, como Valter Abaide, gerente de uma loja de veículos localizada a poucos metros da Estação Bonocô.
“Sem dúvida, a estação do metrô vai trazer engrandecimento, principalmente, para a população que precisa se deslocar. A tendência é valorizar, tanto bens materiais, comerciais, como o bem humano. A pessoa vai se sentir valorizada com este empreendimento que está sendo desenvolvido. A Bahia está de parabéns neste avanço na mobilidade urbana”, diz Abaide.
Fase de testes
Valença acredita que as estações Bonocô e Pirajá, ambas na Linha 1, serão entregues ainda este ano. “A Linha 1 está praticamente concluída. Estamos nos testes finais das estações Bonocô e Pirajá e também do Terminal de Integração de Ônibus na Estação Acesso Norte, onde iniciamos a Linha 2, que tiveram as obras começadas em fevereiro. Uma obra que anda em ritmo muito acelerado”. Para o primeiro semestre de 2016, ele prevê que os soteropolitanos ou quem estiver de visita na capital baiana poderão sair do centro de Salvador rumo à região do Iguatemi, uma das mais movimentadas da capital, utilizando o metrô.
O diretor explicou ainda que a localização das estações seguiu critérios baseados na pesquisa origem-destino dos passageiros e a integração com outros modais. Ele afirmou também que o tempo de viagem de metrô, partindo do centro ao aeroporto ou vice-versa, vai durar aproximadamente meia hora. “Será uma linha muito rápida e com alta regularidade. Teremos um trem com intervalos pré-definidos, no horário de pico, de quatro minutos”.
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