Neste sábado (16) o bairro de Plataforma, localizado no Subúrbio Ferroviário comemora 378 anos de muitas alegrias e muita história para contar. Ele foi primeiro bairro do subúrbio ferroviário de Salvador.
O seu surgimento se deu através da chegada do príncipe holandês Maurício de Nassau que desembarcou na praia, no mês de abril em 1638.
No bairro é possível ver belas vistas para a Baía de Todos-os-Santos.
A família Martins Catarino transformou a área do bairro em uma gigantesca fazenda, onde instalou uma fábrica têxtil chamada de União Fabril. Além da mansão chamada de Catarino, as residências se transformaram em uma Vila Operária, onde moravam os próprios trabalhadores da fábrica.
A melhor culinária da Região do Subúrbio se concentra no bairro com os melhores restaurantes Boca de Galinha, Neinha e Toca do Dito que consegue atrair grandes artistas na localidade.
A capela de São Brás, fica localizada no bairro de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Ela foi construída pelos jesuítas, por volta de 1637, e um ano depois foi ocupada pelos holandeses.
No século 20 a capela passou por uma reforma e a imagem de São Brás foi enviada para restauração em Portugal, mas segundo informações nunca retornou. A atual imagem que ocupa o altar foi cedida pela família Almeida Brandão, dona da antiga Fábrica São Brás.
Já no ano de 1965, finalmente foi criada a Paróquia de São Brás.
Da criação da Paróquia até os dias atuais, acontece no inicio do ano, a tradicional lavagem das escadarias da igreja com direito a momento de adoração, fé e muita festa.
O Centro Cultural de Plataforma é onde acontecem as melhores apresentações teatrais e de dança na região.
Parabéns Plataforma !!!