O Núcleo de Ações Articuladas para População em Situação de Rua (Nuar), gerido pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), retoma o atendimento dos serviços do Cadastro Único (CadÚnico) na quinta-feira (18). As atividades, suspensas por conta da pandemia do coronavírus, estão sendo realizadas mediante protocolos de prevenção e proteção contra o Covid-19, no intuito de assegurar às pessoas em situação de rua o acesso aos serviços socioassistenciais.
Serviços de atualização do Cadastro Único para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Tarifa Social estão entre os serviços do CadÚnico feitos presencialmente no núcleo às terças e quintas-feiras, das 9h às 15h. A unidade funciona na Rua do Corpo Santo, 17, Edifício Isadora, no Comércio.
O secretário da Sempre, Kiki Bispo, destaca a importância da retomada dos serviços para as pessoas em situação de rua. “O Nuar é sinônimo de apoio e acesso aos benefícios socioassistenciais. O retorno das atividades do Cadastro Único é fundamental para que possamos continuar contribuindo para a garantia de direitos e desigualdade social”, afirma.
Além dos serviços do CadÚnico, as atividades para Cartão SUS, atendimento psicossocial, orientação jurídica, busca de vagas de emprego através do Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (Simm) também já estão sendo feitas na central de serviços. A coordenadora do núcleo de ações articuladas, Aldeci Andrade, ressalta que, nos demais dias da semana, haverá atendimento remoto nos serviços permitidos para esta finalidade, a exemplo da orientação jurídica.