O novo mercado municipal do tradicional bairro da Liberdade será inaugurado às 9h30 desta segunda-feira (20), com a presença do prefeito ACM Neto, da secretária de Ordem Pública, Rosemma Maluf, lideranças locais e diversas autoridades. O local foi construído em substituição à antiga Cesta do Povo (Rua Gonçalo Coelho, s/n, próximo à Feira do Japão), e concentra os conceitos modernos de instalações e acessibilidade que já são marcas desta gestão em equipamentos do tipo.A estrutura de apenas um pavimento e abrigará parte dos comerciantes da antiga Feira do Japão, na Rua Gonçalves Coelho, em frente ao Colégio Duque de Caxias, – que também passa por requalificação e deve ser entregue à comunidade no segundo semestre. O investimento da obra é de aproximadamente R$ 1,8 milhão e o empreendimento conta com 18 boxes para lanchonetes, restaurantes, comércio de carnes e frutos do mar, além de outros serviços. O espaço conta ainda com capacidade para receber 50 barracas desmontáveis para venda de hortifruti.
Até o momento, a Prefeitura já entregou à população três mercados municipais: Periperi, Cajazeiras e Itapuã. Os próximos a serem entregues serão o Dois de Julho e o das Flores, até o final desse mês. A reforma do Mercado Popular, em Água Brusca, fica pronta em cerca de 45 dias, mas a feira funciona provisoriamente em um espaço ao lado, na Avenida Jequitaia. Já está pronto o projeto arquitetônico do mercado de São Cristóvão e ainda está sendo licitado o projeto executivo para o Mercado de São Miguel.
Feira do Japão – Importante e tradicional centro de comércio do bairro da Liberdade, a Feira do Japão passa por reformas e, a partir do segundo semestre, integrará o complexo de vendas do novo mercado municipal da região. O local está sendo totalmente reurbanizado pela Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), recebendo novo sistema de drenagem, pavimentação, calçamento e acessibilidade.