A nova etapa do projeto Semente de Ciência, realizado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social), em parceria com a Associação Voluntários para o Serviço Internacional – Brasil (AVSI-Brasil) irá beneficiar cerca de mil jovens em situação de vulnerabilidade social com formação profissional e difusão de ciência. O projeto integra o pacote de ações sociais do Pacto pela Vida, lançada pelo governador Rui Costa, e contará com recursos da ordem de R$ 1,1 milhão.
Nesta sexta-feira (13), o secretário da pasta da Justiça Social, Geraldo Reis, esteve reunido com o presidente da AVSI Brasil, Fabrizzio Pellicelli, e com a gerente de projetos do órgão, Layane Almeida, para discutir o perfil das regiões a serem beneficiadas com a ação.
A primeira etapa do projeto foi encerrada em junho deste ano com resultados que garantiram a inserção de 400 jovens no mercado de trabalho, além da formação de 1300 jovens. Entre os anos de 2012 a 2014 foram realizadas 1540 visitas ao Centro de Difusão da Ciência do projeto.
Para o novo ciclo, o projeto irá levar o trailer itinerante, que difunde o conhecimento científico para alunos de ensino fundamental em diversos municípios, além da capital baiana para 60 escolas. Outra novidade é a junção do projeto ao Educar para Construir, que forma jovens na área da construção civil.
“A ação apresenta importantes índices de inserção no mercado de trabalho. É através de ações como essa que a juventude baiana terá mais oportunidade de inclusão social”, explicou o secretário Geraldo Reis.
Já Fabrizzio Pellicelli ressaltou que a nova etapa do projeto vai apresentar novidades metodológicas e sugeriu a comunidade do Boiadeiro, nos Alagados, como uma das possíveis regiões a receber o projeto. “Podemos aumentar a presença social em uma área com alto índice de violência”, disse.