Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email
23_02_2016_Nova via da baixa do fiscal_Foto_Jefferson Peixoto_Agecom (16)O avanço das obras de duplicação, drenagem e requalificação da Rua Luiz Maria, na Baixa do Fiscal, têm trazido boas expectativas para moradores, comerciantes e pessoas que frequentam o local. Na tarde da terça-feira (23), a nova via feita em piso intertravado foi aberta ao tráfego em duplo sentido para realização da segunda etapa da obra, que compreende a recuperação asfáltica da pista antiga. As intervenções serão concluídas em março e a Luiz Maria entregue dentro da programação de aniversário de Salvador.
De acordo com o superintendente de Conservação e Obras Públicas, Almir Melo, o primeiro dia de abertura da nova via foi considerado tranquilo, mesmo com o intenso fluxo de veículos do local. A Superintendência de Trânsito (Transalvador) disponibilizou, na tarde e noite de ontem, quatro agentes de trânsito em duas viaturas para orientação aos motoristas. Nesta quarta-feira (24), foi necessário apenas ronda realizada por uma viatura para acompanhamento do tráfego.
23_02_2016_Nova via da baixa do fiscal_Foto_Jefferson Peixoto_Agecom (7)Uma das novidades da nova Luiz Maria é a aplicação de piso intertravado de blocos de concreto, tanto na pista nova quanto na antiga, que vai possibilitar maior durabilidade e escoamento da água. “Boa parte do solo onde está localizada a rua é bastante mole, ou seja, era complicado até mesmo realizar ações de pavimentação. Uma solução encontrada para o problema foi retirar essa parte e fazer a estabilização do solo, aplicando o piso de blocos de concreto reforçado sobre laje de mesmo material”, explicou Almir Melo.
Estrutura – Com 560 metros de extensão, a nova Rua Luiz Maria passará a contar com duas pistas de sete metros de largura, sendo uma no sentido Suburbana e a outra em direção à Calçada. O custo total das intervenções é de R$ 11,9 milhões, sendo que R$ 6,3 milhões referentes à duplicação da pista e R$ 5,6 milhões aos trabalhos de macrodrenagem, o que evitará os alagamentos históricos que aconteciam no local.
Os passeios são de concreto com piso tátil, com dois metros de largura. Também está sendo construído um canal de 530 metros, sendo 230 deles cobertos, e na pavimentação completa da via. A nova via ainda nova baia para ônibus, iluminação central, paisagismo e arborização. Além disso, será construída uma ciclovia com pouco mais de 2,4 metros de largura, tendo um corredor de árvores dividindo os dois sentidos. “Além de resolver o problema com alagamentos constantes, a nova Luiz Maria estará mais bonita e agradável para moradores e frequentadores do local”, pontuou Almir Melo.

You may also like