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Larissa Luz 2O Natura Musical, programa reconhecido por seu papel na renovação e preservação da música brasileira que já patrocinou mais de trezentos projetos e 1.250 produtos culturais em dez anos de atuação, recebe, a partir desta terça-feira, 31 de maio, inscrições de propostas de novos trabalhos (CDs, DVDs e outros) e projetos de registro e difusão (filmes, livros, pesquisas, digitalização de acervos e outros produtos culturais). No total serão oferecidos 4,6 milhões para os editais nacional (1,8 milhão) e regionais: Bahia e Pará (1 milhão por Estado) e Rio Grande do Sul (800 mil), com apoio da Leis Rouanet e do Audiovisual, em nível nacional, e do ICMS nos Estados.

O Edital Natura Musical Bahia, criado especialmente para os artistas do estado, chega à quinta edição com 19 projetos selecionados e investimento de R$5 milhões. Nos próximos meses, chegam ao público os novos discos e turnês de I.F.Á Afrobeat, Giovani Cidreira, o DVD de Tiganá Santana, os projetos de preservação e legado do Acervo de Ederaldo Gentil e o Afrobook. As edições anteriores do Edital apoiaram lançamentos do Ilê Ayiê, Russo Passapusso, Márcia Castro, Manuela Rodrigues e o acervo do sambista Batatinha, entre outros.

Pessoas físicas e jurídicas, produtores artísticos e culturais, músicos, grupos, companhias e outras instituições que desenvolvam atividades artísticas e culturais que atendam às exigências para inscrição nas leis de incentivo poderão enviar propostas. Os projetos passarão pelas etapas de validação, análise técnica e por uma comissão de especialistas do mercado, formada por críticos, produtores, jornalistas, músicos e pesquisadores, que se renova anualmente para garantir a diversidade e transparência do processo.

O Natura Musical está aberto a projetos de qualquer área artística com foco em música brasileira. Segundo Fernanda Paiva, gerente de marketing institucional da Natura, “o Natura Musical busca projetos que combinem a diversidade de ritmos brasileiros com conceitos sonoros universais, capazes de valorizar nessa mistura criativa uma beleza que encanta e desperta o interesse de públicos diversos”.

Além da adequação a esse conceito do programa, os critérios para a seleção dos projetos são:

Excelência, Relevância cultural, Potencial de mobilização, Visibilidade, Viabilidade de execução, Democratização do acesso, Inovação e Relação Custo x Benefício.

Nos editais regionais, há duas categorias – Lançamento de novos trabalhos e Registro e Difusão – e o teto para patrocínio nos dois casos é o mesmo, definido pela lei estadual:

  • BA – até 250 mil

Edital Nacional

No edital nacional, os projetos serão divididos em três categorias de acordo com sua natureza:

  • Lançamento de novos trabalhos – R$50 mil a R$600 mil
  • Registro e difusão – R$50 mil a R$600 mil
  • Voto Popular (primeiro ou segundo trabalho) – até R$80 mil

A categoria voto popular é para artistas que desejem lançar seu primeiro ou segundo trabalho. A comissão de especialistas avaliará os artistas inscritos e indicará cinco finalistas que participarão da campanha online para que o público escolha dois contemplados. Desta forma, o programa compartilha com o público suas escolhas, respeitando a curadoria do programa, mas apostando no potencial de mobilização dos artistas em início de carreira. A votação popular foi realizada pela primeira vez no ano passado e teve a participação intensa de fãs dos concorrentes, além do endosso de diversos artistas jovens e consagrados. Os vencedores foram o cantor pernambucano Almério e a banda sergipana Coutto Orchestra e seus álbuns estão previstos para lançamento no segundo semestre.

Os Editais Natura Musical foram criados em 2005 para fazer uso responsável e transparente de um recurso oferecido pelas leis de incentivo. “Nesse período, nossa opção pelo patrocínio da música brasileira, em sintonia com o compromisso da Natura com a valorização da cultura e diversidade do Brasil, demonstrou resultados para a construção da marca”, afirma Fernanda. A renovação desse compromisso por meio dos editais também se conecta com a evolução de seu posicionamento institucional da Natura. “Acreditamos no potencial da música de levar para nossos consumidores experiências prazerosas, ampliando seu contato com a beleza em toda a sua diversidade e reafirmando nosso comprometimento com a sustentabilidade e o fomento da produção musical”, complementa.

 

Serviço:

Inscrições e atendimento a proponentes

Inscrições abertas: 31 de maio a 24 de junho, exclusivamente pelo sitehttp://natura.sponsor.com/

Esclarecimento de dúvidas, solicitações ou outras questões: (11) 5056-9837 ou e-mailedital@naturamusical.com.br

Sobre o Natura Musical

O Natura Musical nasceu em 2005 com o objetivo de estimular a cadeia da música em suas mais variadas formas de produção e consumo, contribuindo para a viabilização de projetos de grande valor simbólico para a cultura e para o lançamento de álbuns e shows que já entraram para a história recente da música brasileira como grandes momentos, como os primeiros discos de Marcelo Jeneci  e sucessos mais recentes como os discos A Mulher do Fim do Mundo de Elza Soares, e Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa, de Emicida. Por meio dos editais, o programa patrocina projetos de diversos formatos e estágios. Além do lançamento de produtos culturais, fomenta uma programação nacional de shows e apresenta em suas plataformas digitais lançamentos em streaming ou download gratuito de singles e obras completas, entre outros conteúdos musicais.

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