Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

2eebd699-27f6-426a-a9b4-08d7a6d5296bApós o Encontro Estadual Muda PT realizado no dia 14 de janeiro, forças do campo político ‘Mudar Pra Valer’ se reuniram na manhã deste sábado (28) para discutir estratégias e traçar metas para ampliação da participação dos militantes nas principais decisões do partido. Entre as deliberações, o afunilamento de dois nomes para representar o grupo no Processo de Eleições Diretas (PED) do diretório em Salvador.

Para disputar o comando da legenda na capital baiana, foram aprovados os nomes de Marcos Gêmeos e Jéssica Sinai para representar o campo político no PED. Os integrantes do grupo têm até o dia 4 de março para dar continuidade ao processo de debates e escolher o nome para capitanear o projeto.

A necessidade de a legenda retomar a capacidade de mobilização para o enfrentamento de ações racistas, homofóbicas, machistas, patriarcais e capitalistas foram encaradas como “pontos cruciais” pelos participantes do encontro.

A importância de a direção partidária estar afinada com os anseios da população e com a abertura para o diálogo democrático foi destacada pelo deputado federal Jorge Solla (PT-BA).

“Se nós conseguirmos fazer com que os diretórios municipais e estadual voltem a ser as instâncias das decisões partidárias, já estaremos um dando um passo fundamental. O amplo diálogo pode dar a oxigenada necessária para implementar as mudanças que tanto precisamos nas relações com as zonais, com os núcleos, e para que o partido tenha, efetivamente, espaço democrático de participação”, declarou Jorge Solla.

Na mesma linha, o deputado estadual Marcelino Galo conclamou os militantes para um debate sobre a desigualdade social. “O PT não vai mudar sem mudar o patamar da luta de classe nesse país. O PT perdeu a perspectiva da luta de classe. Estamos na época da crise do capitalismo. O partido não pode, em momento algum, deixar de ter em vista que é uma instituição popular”, argumentou.
Também presente no encontro, o ex-deputado Yulo Oiticica alertou para o perigo de alianças com quem apoiou o golpe no Brasil. “Para implementarmos as mudanças necessárias, precisamos de autocrítica. O Muda PT de verdade cabe a cada um de nós. O que podemos fazer em cada espaço de debate para transformar o PT? Se cada militante, individualmente, não pensar nisso, não termos, de fato, as mudanças”, pontuou.

Mudar Pra Valer
Em dezembro do ano passado, forças políticas oriundas de várias tendências do Partido dos Trabalhadores se uniram para disputar o PED do Partido dos Trabalhadores. O seminário ‘Mudar Pra Valer’ foi realizado com as presenças do deputado federal Jorge Solla, do deputado estadual Marcelino Galo e de outros quadros importantes da legenda, a exemplo do ex-deputado federal Amauri Teixeira, do ex-deputado estadual Yulo Oiticica e da ex-vice-prefeita, Beth Wagner.

You may also like