O Movimento Salvador Vai de Bike, promovido pela Prefeitura, retoma esta semana as capacitações com os motoristas de ônibus de Salvador, dentro do projeto “Motorista Vá de Boa”. A iniciativa tem como objetivo melhorar a relação com ciclistas soteropolitanos no compartilhamento das vias, mostrando para o motorista o quanto ele é importante para a mobilidade urbana. A ação ocorre até quinta-feira (27), sempre das 9h às 11h e das 15h às 17h. Além das partes teórica e prática, os motoristas também participam de sorteios de brindes e de uma bicicleta.
Na terça-feira (25), a ação foi realizada na garagem da OTTrans, em Campinas de Pirajá. Durante a capacitação, os motoristas são colocados no lugar dos ciclistas, percebendo detalhes como o barulho do ônibus, o vácuo e a insegurança que a proximidade pode causar. A ideia dessa experiência é fortalecer a respeito à distância de 1,5 metro de lateral ao ultrapassar, a obrigatória redução de velocidade ao se aproximar, a mudança de faixa para ultrapassagem e o entendimento dos direitos de quem usa a bicicleta.
O instrutor de sala da OTTrans, Ubirajara Lopes, considera o treinamento importante para conscientizar os colegas. “Dirijo desde 1988, então sei que é fundamental. Sempre fazemos simulados aqui na empresa e essa atividade com certeza vai nos preparar muito mais para poder lidar tanto com ciclistas quanto motociclistas”.
De acordo com o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e coordenador do Salvador Vai de Bike, Isaac Edington, esse treinamento tem sido fundamental para melhorar a segurança no trânsito de nossa cidade, harmonizando a relação entres ciclistas e motoristas. Segundo o gestor, mais de mil motoristas já foram capacitados e nesta nova etapa, outros 600 devem ser qualificados. “Depois que eles passam pelo processo, percebemos a conscientização maior, e a nossa meta é chegar à totalidade dos condutores capacitados em Salvador”.
O workshop é promovido por cicloativistas e conta com um simulador com três bicicletas, onde os motoristas passam pela vivência do ciclista no trânsito. A palestrante Márcia Meneses faz parte do Mobicidade Salvador, que estuda a mobilidade urbana. Ela acredita que a ação conscientiza cada vez mais os condutores. “Passamos essa realidade do dia a dia, do compartilhamento da via e aí tentamos estabelecer a parceria do respeito e da proteção, pois o ônibus é um equipamento motorizado grande e que é perigoso para o ciclista”.