Motoristas e moradores que trafegam diariamente pela Avenida Afrânio Peixoto, mais conhecida como Suburbana, aprovaram o início das mudanças viárias empreendidas pela Prefeitura na região, em especial no Largo do Luso. A via está passando por diversas intervenções promovidas pelo município e, nesta segunda-feira (23), primeiro dia útil após a implantação das intervenções, as mudanças aplicadas pela Transalvador nesse trecho foram testadas e aprovadas durante uma manifestação de populares contra ações da polícia que vitimou um menor da localidade.
Essa parte da Suburbana recebeu quatro novas baias de ônibus, uma via marginal e dois retornos entre o Parque São Bartolomeu e o Largo do Luso. Os antigos retornos do Luso foram fechados e transferidos para as proximidades do Parque São Bartolomeu e para a altura do Posto Gameleira, em Itacaranha. O mesmo trecho ainda terá o asfalto todo trocado, como vai acontecer em toda a Suburbana..
“Já é possível perceber alterações começando a acontecer na via. Se prestarmos atenção, o retorno de quem vem da região do Comércio e da Calçada já começa a fluir com maior desenvoltura. Foram retirados pontos críticos e agora o processo de ir e vir das pessoas para as localidades ao longo da Avenida Suburbana se apresenta mais tranquilo. E isso é apenas o começo, pois como outras intervenções ainda estão em curso em toda a avenida. A tendência é que as melhorias apareçam cada vez mais”, avaliou o prefeito-bairro do Subúrbio/Ilhas, Sósthenes Macedo.
Dois painéis de mensagens variáveis foram instalados pela Transalvador para orientar os motoristas sobre as mudanças na região do Luso. Neste período de mudanças, agentes de trânsito também estarão no local para prestar esclarecimentos à população e garantir o pleno funcionamento das medidas. O investimento da Prefeitura para a requalificação da Suburbana será de R$ 27 milhões.