Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Desde a última quarta-feira (13), a situação do trânsito na Avenida Suburbana, nas imediações da Ladeira do Cabrito, mudou para melhor. A fluidez — notada tanto na ladeira, quanto na própria Suburbana — é resultado do novo retorno instalado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) e que integra o conjunto de obras do Corredor Transversal (Linha Azul).

Antes da criação do retorno, quem descia a Ladeira do Cabrito com destino à Calçada precisava cruzar a Suburbana. Agora, uma alça de retorno, instalada a cerca de 300 metros dali, tem garantido melhor ordenação do tráfego com menor tempo de retenção. Esse é o retorno Norte.

Em meados de maio será instalado também o retorno Sul, que será utilizado por quem trafega pela Rodovia Sambra rumo ao bairro de Paripe. Quando as intervenções forem concluídas, o semáforo da Avenida Suburbana vai ser utilizado apenas para a travessia de pedestres, aliviando ainda mais os engarrafamentos que costumavam ocorrer naquele trecho.

O motorista Jorge do Carreto utilizou o retorno Norte pela primeira vez na manhã de sexta-feira (15). A princípio, ele se surpreendeu com o cruzamento fechado na altura da Ladeira do Cabrito, mas logo lembrou que havia visto na televisão uma notícia sobre a mudança. “Ficou melhor! Aquela saída ali do posto às vezes engarrafa muito. Se tinha três ou quatro ônibus na ladeira, já engarrafava. Fechava a sinaleira e não dava tempo dos ônibus passarem, bloqueava o cruzamento”, recorda.

Foto: Juliana Ferreira/CONDER

Linha Azul

Os dois retornos são obras complementares à Linha Azul, corredor composto pelas Avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa, ligando a Orla Atlântica ao Subúrbio Ferroviário. Atualmente, é possível trafegar de Patamares até a BR-324 — a Conder fez a entrega da ligação entre as avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa. No início do segundo semestre, será inaugurada a Ligação Lobato-Pirajá, via que irá facilitar o deslocamento entre a rodovia federal e a Avenida Suburbana.

A ligação Lobato-Pirajá já está com quatro de seus seis elevados prontos e com os dois túneis duplos em fase de acabamento. O túnel que vai desembocar na Suburbana será o maior já construído em Salvador, com 378 metros.

Fonte: Ascom/Conder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like