A Superintendência de Tecnologia e Gestão Organizacional (SGTO) da Secretaria de Segurança Pública (SSP) firmou uma parceria com representantes da Associação Ameaquarius para implementar o Projeto Câmera Interativa. Uma reunião de alinhamento pra o compartilhamento da imagens privadas aconteceu no prédio do Centro de Operações e Inteligência (COI), no CAB, na manhã da terça-feira (4).
O superintendente do SGTO, coronel Marcos Oliveira, e outros integrantes conversaram com os visitantes e firmaram um acordo para que câmeras localizadas na região do Loteamento Aquarius, no bairro da Pituba, voltadas para vias públicas, sejam monitoradas pela Superintendência de Tecnologia. A ideia é melhorar os resultados na localidade, que fica próxima ao Hospital da Bahia.
Com o sistema no ar, a SGTO poderá realizar o monitoramento do loteamento através das câmeras que são cedidas pelos donos – sem custos para a SSP, através das imagens que serão acessadas através de uma nuvem digital disponibilizada pela empresa responsável pela captação. Com isso, técnicos da SSP poderão acessar as imagens ao vivo, mas também podem ver imagens de até sete dias antes.
“Resta agora os representantes acertarem os detalhes com uma das nove empresas que prestam serviço de manutenção das câmeras que serão usadas”, afirmou a capitã Tais Faneli.
O projeto Câmera Interativa busca aumentar com o apoio dos cidadãos a quantidade e qualidade de pontos de monitoramento de locais públicos, na maioria absoluta dos logradouros em todos os municípios baianos, aproveitando-se da disponibilidade de imagens de circuitos internos de TV apontadas para espaços públicos, mantidas por pessoas físicas e jurídicas, e integradas a soluções em nuvem através de empresas especializadas neste tipo de serviço.
Fonte: Ascom | Ian Peterson