Apesar de ser nacionalmente conhecido por seu engajamento pela defesa animal, o deputado Marcell Moraes (PV) também está atento, preocupado com as necessidades da população idosa do estado da Bahia. Por isso, apresentou na Assembleia Legislativa um projeto de indicação para que sejam criados espaços de conveniência para idosos nas principais cidades baianas. “O meu principal objetivo com esse projeto é oferecer a população idosa do nosso estado, principalmente para aqueles que não têm condições financeiras de viajar, fazer passeios em família, um ambiente que contribua para um processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, no fortalecimento de vínculos familiares e sociais e também na prevenção de situações de risco”, explica Marcell.
Ainda de acordo com o deputado, a proposta do projeto é incentivar mudanças no resgate à cidadania do idoso na sociedade brasileira. “O Estatuto do Idoso diz que é obrigação do Estado garantir a pessoa idosa proteção à vida e a saúde, a partir de políticas sociais públicas, que permitam um envelhecimento saudável e com dignidade, e os centros de convivência poderão ajudar muito nisso”, afirma o deputado.
De acordo com o IBGE, dados do Censo Demográfico apontam que, no anos de 1970, a capital tinha 46.887 mil pessoas com mais de 60 anos. Em 2010, esse número subiu para 212.846 pessoas. Segundo o Censo, em 1970, a quantidade de idosos representava 7,95% da população. Em toda Bahia, em 1970, eram 373.944 mil idosos – número que passou para 1,219,505 milhão em 2010.