Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Para comemorar o ‘Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres’, vítimas contempladas com medidas protetivas participaram da ‘Oficina de Grafitti’, colorindo o muro da sede da Operação Ronda Maria da Penha, localizada em Periperi, Subúrbio Ferroviário de Salvador. O objetivo da ação, promovida conjuntamente pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS), por meio do projeto ‘Mais Grafite’, e a Ronda Maria da Penha, no último sábado (25), foi chamar a atenção para a data e a importância do tema.

O ‘Mais Grafite’ é desenvolvido em escolas e espaços públicos, como parte do programa ‘Pacto Pela Vida’. “A arte é um elemento de transformação e essa mulher pega o que até então estava apagado, morto, e, através da arte colorir, faz renascer. Eu penso que é isso que hoje essas mulheres estão fazendo aqui. Mudando esses muros como mudaram suas vidas, denunciando e se posicionando contra a violência”, declarou a comandante da Operação Ronda Maria da Penha, major PM Denice Santiago.

O painel foi formado por mensagens de incentivo, palavras de força, flores e imagens femininas. “É uma ampliação muito importante do ‘Mais Grafite’, hoje se integrando à Ronda Maria da Penha. A partir daí, a gente quer expandir, o que antes era só para os alunos do colégio, para a comunidade”, ressaltou o titular da SJDHDS, Carlos Martins.

A ação marca o início das atividades dos ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres’ da Polícia Militar da Bahia. A campanha é uma mobilização anual praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade e poderes públicos. Na Bahia, há um aumento para 21 dias, em decorrência da inserção do ‘Dia da Consciência Negra’.

Além da ‘Oficina de Grafitti’, teve ‘Bazar das Marias’, participação de 20 alunas da rede estadual de ensino que já integraram as oficinas do ‘Mais Grafite’ e a apresentação do projeto ‘Primeiro Som ‘, da Base Comunitária de Segurança (BCS) do Rio Sena.

Fonte: Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like