Em três dias da campanha de vacinação contra a gripe em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde já imunizou 20% do público alvo, o que equivale a mais de 124 mil pessoas.
A meta é imunizar pelo menos 80% do grupo prioritário de 615 mil indivíduos formado por crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), idosos (a partir de 60 anos), trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas e detentos.
“É um resultado muito positivo para a primeira semana. A corrida aos postos, assim como a antecipação da campanha que só começaria no próximo dia 30, foram motivadas principalmente pelo aumento do número de casos do H1N1 em Salvador, que já provocou cinco óbitos. Por isso montamos um esquema especial envolvendo mil profissionais, 136 salas de vacina e 200 veículos para garantir a imunização de todos que buscarem nosso serviço. Aguardamos uma nova remessa de doses da vacina para continuar abastecendo nossos postos de saúde garantindo a imunização de todo público alvo”, pontuou Doiane Lemos, chefe do setor de imunização da SMS.
Salvador recebeu da SESAB, Secretaria Estadual da Saúde, 276 mil doses da vacina contra a gripe, equivalente a 45% da população alvo da campanha que segue até o dia 20 de maio. “Atualizamos nossos dados junto ao Ministério da Saúde para comprovarmos a necessidade de uma nova remessa, já que estamos hoje com um saldo de menos de 34 mil doses. Na sexta-feira estaremos pegando mais 49 mil doses da vacina para garantirmos a imunização na próxima semana”, destacou Doiane Lemos.
Para se vacinar é preciso levar a carteira de identidade e cartão de vacinação. No caso de portador de doença crônica, é necessário levar um documento que comprove a doença.
A vacinação, suspensa neste ferido prolongado, será retomada na segunda-feira, 25 de abril.