O sábado em nove escolas municipais contou com serviços sociais, de saúde, educativos e lúdicos para crianças que são beneficiadas com o Programa Primeiro Passo. Os encontros, intitulados Vivências do Primeiro Passo, são coordenados pela Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e fazem parte da campanha Maio Laranja, iniciativa que visa sensibilizar a sociedade sobre o combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil. Um ato marcou o início do Programa na escola Francisco Mangabeira, em São Caetano e contou com as presenças da vice-prefeita e secretária de Saúde de Salvador, Ana Paula Matos, a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, o secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, a coordenadora do Núcleo Especial de Apoio à 1ª Infância (Neapi), Simone Café, dentre outros gestores.
O programa primeiro passo acolhe famílias e crianças de 0 a cinco anos. A iniciativa contou com diálogos sobre desenvolvimento emocional infantil e a importância do brincar na infância. A vice-prefeita Ana Paula Matos destacou que esse momento é de suma importância pois é uma oportunidade de integrar as políticas públicas e oferecer diversos serviços essenciais para as crianças em um só lugar. “A gente faz um chamado aos pais que participem dos encontros pois é um momento de conhecer e ter acesso aos serviços gratuitos, como o cadastro para o auxílio natalidade, por exemplo. É um programa integrado com as secretarias envolvendo educação, assistência social e saúde que cuida da criança como um todo”, afirmou.
A titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, explicou como funciona o programa. “Diante de uma remuneração mensal, um apoio, uma ajuda de custo, conseguimos oferecer melhores condições a meninos e meninas. Habilitamos crianças que não estão matriculadas em escolas públicas, e dentre as vivências nós analisamos todas as condicionantes, fazendo acompanhamento vacinal, nutricional, evolução psicossocial, colocando isso em um espaço de ludicidade para as famílias. Quando as crianças chegam existe uma organização intersetorial que acolhe, apoia e escuta”. A gestora também salientou a importância do Vivências como parte do Maio Laranja. “O Maio Laranja trabalha o combate à exploração sexual infantojuvenil e nas vivências nós temos o atendimento individualizado, então há a possibilidade de observação de qualquer violência que essa criança possa ter sofrido, e diante disso já se torna um ponto de atenção para o acionamento da rede de proteção”. Já o titular da Sempre, Júnior Magalhães afirmou que o “Primeiro Passo é mais um programa exitoso e premiado da Prefeitura Municipal. Hoje, com a vivência, temos a oportunidade de reunir as famílias, verificar a situação das crianças, e poder também ofertar mais serviços a essas pessoas”.
Desempregada, a mãe da pequena Aisla Couto, de 4 anos, Tássia Damasceno, ao participar da vivência, avaliou o programa de forma positiva. “O benefício tem me ajudado muito. Além de contribuir com as despesas escolares, estimula o acompanhamento pediátrico e nutricional. Para mim, é um valor fundamental para que eu possa manter ela na creche”, disse. Os encontros acontecem neste sábado (20) e no próximo, dia 28 nas escolas da rede municipal de Fazenda Coutos, Paripe, Senador Antônio Carlos Peixoto Magalhães (Rio Sena), Francisco Mangabeira (São Caetano), Nossa Senhora de Nazaré (Queimadinho), Deputado Gersino Coelho (Doron), Maria da Conceição Santiago Imbassahy (Tancredo Neves), Doutor Orlando Imbassahy (São Marcos) e Alita Ribeiro de Araújo Soares (Vale dos Lagos).
Dentre os serviços de Saúde, as escolas contam com atualização da caderneta vacinal e avaliação antropométrica (medição das crianças), além da orientação em saúde, com Nutrição e Odontologia, explicando sobre alimentação saudável e higiene bucal. Na área social, foram disponibilizados inserção no cadastro do Cadúnico, Cras, Creas, ações educativas em segurança alimentar, políticas sobre drogas e direitos das pessoas com deficiência. As ações também envolveram o Gabinete da Prefeitura, Guarda Municipal e o Neapi que apoiaram na coordenação e logística dos encontros.
Salvador possui mais de 21 mil titulares inscritos no Primeiro Passo, iniciativa que concede auxílio financeiro para que famílias mantenham os filhos (de até 5 anos) em creches privadas, nas localidades em que não houver vaga disponível em unidade pública ou conveniada. O valor é de R$81,50, pago mensalmente para cada criança inscrita
Foto: Vitor Santos
Texto: Divulgação SPMJ