A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) fez contundente pronunciamento no plenário do Senado, na noite desta terça-feira (1º/9) e defendeu o fim do financiamento empresarial das campanhas eleitorais.
Durante debate sobre a votação de projetos da Reforma Política, a parlamentar baiana afirmou querer mudanças que garantam mais transparência aos processos eleitorais. “Defendi que não haja diminuição do tempo das campanhas eleitorais, de modo a garantir mais informação aos eleitores. Também apresentei emenda ao projeto de Reforma Política para impedir que ocorra somatória do tempo da propaganda eleitoral de TV, a fim de acabar com a prática de ‘venda’ de espaços em coligações”, disse. Para ela, a somatória só seria válida para as chapas majoritárias.
Lídice também destacou a importância e a necessidade de maior participação das mulheres nas eleições e enfatizou que é preciso reduzir os custos das campanhas. “A contratação de cabos eleitorais legalizou a compra de votos no Brasil. Se nós conseguirmos proibir de fato essa prática na Reforma Política, daremos um passo importante para a democratização das campanhas eleitorais no país”, afirmou lembrando que o atual modelo eleitoral afasta lideranças populares, jovens e mulheres da possibilidade de concorrer a um cargo eletivo.