Léo Santana foi o grande campeão das transmissões ao vivo e noticiários dos telejornais do Carnaval deste ano, com quase 12 horas de permanência nas TVs, segundo levantamento realizado entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, pela empresa de pesquisa MidiaClip.
Ele desbancou um reinado de anos da cantora Ivete Sangalo, a segunda colocada, meia hora menos que o “gigante” nos telejornais e links ao vivo. Bell Marques ficou em terceiro, com mais de 11 horas de permanência da atenção da mídia.
Entre blocos e trios as atrações mais exibidas das emissoras locais e nacionais foram Coruja, As Muquiranas e o trio independente de Igor Kanario. Já entre os Camarotes tiveram mais destaque o Expresso 2222, Othon Band e Axé Brasil.
O levantamento revelou ainda que a música mais executada nas passagens dos blocos e artistas do Carnaval foi “Abaixa que é Tiro” (Parangolé), seguida de “Rei Leão” (Psirico) e “Fabio Assunção” (La Fúria).
“O objetivo da pesquisa é medir os resultados dos esforços de marketing realizados por diversos agentes que participaram do Carnaval”, define o jornalista Luís Cláudio Garrido. “Isso torna tangíveis números que revelam muito do que é o Carnaval da Bahia para entidades e patrocinadores envolvidos no evento”.
Uma demonstração disso foi o cálculo simulado do tempo de exibição dos artistas em função dos valores cobrados pelas emissoras nas tabelas comerciais. Neste item deu Ivete Sangalo. Por passar em horário nobre, a simulação de seu tempo publicitário bateu a casa dos R$ 45,6 milhões, seguida de Bell Marques (R$ 34,3 milhões) e Psirico (R$ 29 milhões).
A pesquisa acontece há 16 anos e registra apenas a mídia espontânea (ou seja, o espaço editorial gratuito das emissoras de TV destinados à cobertura do Carnaval). “É muito vantajoso para anunciantes e patrocinadores associarem as marcas dos seus produtos a artistas e entidades no Carnaval de Salvador”, afirma Garrido. “O retorno de imagem é garantido e com uma boa estratégia de marketing pode-se chegar rapidamente ao sucesso”.
Veja o ranking das atrações mais bem colocadas:
Artistas e Bandas
Posição | Artista/Banda | Tempo | Valor Referencia |
1ª | Leo Santana | 11h59min | R$ 24,6 milhões |
2ª | Ivete Sangalo | 11h23min | R$ 45,6 milhões |
3ª | Bell Marques | 11h02min | R$ 34,3 milhões |
4ª | Psirico | 10h54min | R$ 29 milhões |
5ª | Daniela Mercury | 10h48min | R$ 24,5 milhões |
6ª | Cláudia Leitte | 09h42min | R$ 26,9 milhões |
7ª | Harmonia do Samba | 07h52min | R$ 17,6 milhões |
8ª | Igor Kannário | 07h18min | R$ 12,3 milhões |
9ª | Banda La Fúria | 06h48min | R$ 5,7 milhões |
10ª | Banda Olodum | 06h24min | R$ 26,8 milhões |
*Exposição independentemente
Blocos e Trios Independentes
Posição | Blocos/Trios | Tempo | Valor Referencia |
1ª | Coruja | 08h26min | R$ 26 milhões |
2ª | As Muquiranas | 06h21min | R$ 9,9 milhões |
3ª | Trio Independente Igor Kannario | 05h43min | R$ 10.2 milhões |
4ª | Olodum | 05h15min | R$ 26,2 milhões |
5ª | Armandinho, Dodô e Osmar | 04h48min | R$ 23,5 milhões |
6ª | Ilê Aiyê | 04h39min | R$ 5,6 milhões |
7ª | Camaleão | 04h24min | R$ 16,5 milhões |
8ª | Trio Independente La Fúria | 04h13min | R$ 1,9 milhão |
9ª | Vumbora | 03h52min | R$ 8,6 milhões |
10ª | Crocodilo | 03h42min | R$ 5,9 milhões |
Camarotes
Posição | Camarote | Tempo | Valor Referencia |
1ª | Expresso 2222 | 03h47min | R$ 8,6 milhões |
2ª | Planeta Band | 02h36min | R$ 15,2 milhões |
3ª | Axé Brasil | 57 min | R$ 93 mil |
4ª | Salvador | 49 min | R$ 1,9 milhão |
5ª | Skol | 30 min | R$ 300 mil |
Músicas mais executadas na TV
Posição | Intérprete | Música | Execuções |
1ª | Parangolé | Abaixa que é tiro | 74 |
2ª | Rei Leão | Psirico | 69 |
3ª | Fábio Assunção | La Fúria | 51 |
4ª | Crush Blogueirinha | Léo Santana | 48 |
5ª | Teleguiado | Ivete | 26 |