“Ficamos felizes pelo convite e parabenizamos a iniciativa de todas as entidades envolvidas na realização do evento, principalmente o Detran por estar sediando um encontro desta magnitude. Sabemos que atualmente a maior causa de morte entre os jovens de todo o mundo é por conta da violência no trânsito, e aqui no Brasil fica atrás apenas dos homicídios. Espero que com a aplicação da Lei 12.977/2014, apresentada durante o encontro, possamos diminuir esses índices”, destaca Eric Pereira.
A Lei 12.977/14 regulamenta a atividade dos ferros-velhos, regula e disciplina o exercício da desmontagem de veículos, entrou em vigor em maio deste ano e sinaliza reduzir os preocupantes índices de furtos e roubos, caso seja devidamente cumprida. Na prática, todos os ferros-velhos deverão se tornar empresas de desmontagem autorizadas, com funcionários contratados legalmente e com alvará de funcionamento. Os veículos só poderão ser desmontados nestes locais após ter sido emitida a certidão de baixa do registro, pelo Detran, que também é o órgão fiscalizador da atividade.
“Entendemos que o Detran é peça fundamental para que a Lei possa ser integralmente implementada, e por isso atendemos de imediato o pedido para que fosse promovido este encontro. A ideia é viabilizar uma rotina de mais segurança no trânsito com menos mortes e violência. Com a regulamentação dos “ferros velhos” estaremos gerando também novas oportunidades de empregos, ou seja, s sociedade ganha em diversos aspectos”, afirma Mauricio Bacelar, diretor Geral do Detran-BA.