O Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) compila dados referentes à qualidade das ofertas educacionais em todos os municípios do país. Dentro desta avaliação, Salvador ocupa a lastimável 4394ª posição, com um índice de 3,6 em pontuação que varia de 0 a 10. O dado contempla uma relevante diferença entre as outras duas capitais mais populosas do país: Sao Paulo, com a 1387ª colocação (índice de 4,8) e Rio de Janeiro, ocupando a 2825ª maior pontuação (índice de 4,4).
As três cidades que lideram o ranking são de Ceará: Sobral (6,1), Groaíras (5,9) e Porteiras (5,9). A classificação das dez melhores colocadas segue do município gaúcho Centenário (5,9), Novo Horizonte, em São Paulo (5,8), Bom Sucesso do Sul, no Paraná (5,8), São Domingos das Dores, em Minas Gerais (5,8), Paranapuá e Monte Castelo, também em São Paulo (5,7) e Brejo Santo, no Ceará (5,7).
O presidente do PTN Jovem, Eric Pereira, salienta a importância do público definir a educação como prioridade, tendo em vista que a solução para problemas como alto índice de violência, falta de cuidado com os equipamentos públicos, descaso com a preservação ambiental, entre outros fatores, depende dessa abordagem.
“Infelizmente hoje a nossa cidade possui uma avaliação abaixo da média nacional, que é de 4,5. Diante desses dados, precisamos refletir e nos atentar ao baixo índice de atendimento à educação infantil, um indicador de extrema relevância já que trata da base educacional das crianças que construirão o futuro da nossa cidade.”, afirmou.
Eric reforça ainda que “o Ministério da Educação possibilitou a criação de 146 creches, e que até hoje apenas oito foram construídas pela administração municipal. ”, destacou.
A avaliação do IOEB engloba todas as redes educacionais do município e ainda todas as crianças e adolescentes em idade escolar, incluindo também aquelas que estão fora das escolas e não deveriam estar. O índice é calculado a partir da relação de um conjunto de fatores e seus respectivos pesos. Esses indicadores estão divididos em dois grupos. São eles:
Indicadores de resultado educacional: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) – anos iniciais do ensino fundamental; IDEB – anos finais do ensino fundamental; Taxa Líquida de Matrícula do ensino médio.
Indicadores de insumos e processos educacionais: Escolaridade dos professores; Número médio de horas aula/dia; Experiência dos diretores; Taxa de atendimento na educação infantil.