Jovens estudantes são protagonistas do ‘Papo de Inovação’

Jovens estudantes são protagonistas do ‘Papo de Inovação’

- Em Cidade, Últimas Notícias
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Guilherme, 16 anos, morador da periferia de Simões Filho e aluno de uma escola pública da mesma localidade, já desenvolveu um programa na área da Inteligência Artificial. Essa história poderia ser similar a muitas vividas por jovens baianos, caso o ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), no estado, tenha maior disseminação e abrangência. Pensando em gerar este cenário, a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação da Bahia (Secti) idealizou o Papo de Inovação.

A primeira edição da iniciativa, que deve ocorrer, mensalmente, em locais estratégicos para o desenvolvimento da CTI, foi realizada na tarde desta quarta-feira (26), no auditório do Parque Tecnológico da Bahia. Uma plateia diversificada, com cerca de 60 pessoas – formada por estudantes, professores, líderes comunitários e de organizações, gestores de órgãos estaduais e empresários – participou do bate-papo, que foi conduzido pelo chefe de Gabinete da Secti, Rodrigo Hita, e por Enderson Araújo, um dos colaboradores da Secretaria.

Sempre deixando claro que o Papo de Inovação “é uma conversa e não uma palestra”, Hita afirmou que “inovar é fazer e é preciso ampliar o ecossistema de CTI baiano e um dos caminhos é o conhecimento e aproveitamento das boas soluções desenvolvidas no território estadual por todos, inclusive pelo Governo”. Mariana Santos, estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), ratificou que eventos incentivam, dão visibilidade e elevam a autoestima, pois “um fator que intimida os adolescentes a ingressarem nesta área é acreditar que não é capaz”.

O Papo de Inovação tende a criar um circuito de troca entre atores que produzem CTI, principalmente, os mais novos, com os jovens que estão distantes do discurso acadêmico voltado para este ecossistema. “Os jovens da comunidade só precisam de oportunidade e é isso que o Papo de Inovação faz também, uma vez que ressalta potências e cria redes”, pontua Enderson. Ao final do encontro, ainda foi realizada uma visita guiada, com os participantes, pelas instalações do Parque.

You may also like