Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

PRINCIPALJovens em privação de liberdade do Complexo Penitenciário Lemos de Brito, em Mata Escura, participaram, nesta terça-feira (20) da Conferência Livre de Juventude. Realizada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), por meio do Conselho Estadual de Juventude, o encontro serviu como um momento de escuta e contribuição dos internos para a 3ª Conferência Estadual de Juventude, que será realizada entre os dias 29 e 31 de Outubro.

O evento foi realizado em parceria com a Secretaria de Administração e Ressocialização Penitenciária (SEAP) e ocorreu no Colégio George Fragoso Modesto, que funciona dentro do próprio complexo, reunindo cerca de 40 internos. De acordo com a diretora do colégio, Maria das Graças Barreto, a iniciativa é “um momento histórico” por permitir que pessoas estigmatizadas participem democraticamente da construção de políticas públicas.

Já o vice-presidente do Conselho, Caruso Costa, reforçou a importância de garantir o exercício pleno da cidadania ao segmento. “As pessoas em privação de liberdade têm o direito de se manifestar, colocar suas ideias. Vocês precisam dizer se as políticas estão chegando, não vamos ditar, vamos ouvir”, declarou.

Internos apontam entraves para a ressocialização

Reforma no código penal, profissionalização e geração de emprego e renda foram alguns dos temas apontados pelo grupo como prioritários para um efetivo processo de reinserção social dos apenados jovens. O preconceito e estigmas sofridos por jovens que já cumpriram penas foram apontados como uma das principais dificuldades para que o individuo rompa com o ciclo em que vivem.

Ao narrar sua história de vida, falar dos anseios e projetos de vida para quando cumprir pena, o interno Eder Santos, 30, destacou a importância da ampliação de oportunidades para que egressos do sistema prisional possam ser inseridos na sociedade. “A gente deve enxergar a juventude como futuro”, disse. Como contribuição, Eder sugeriu que fosse criado um projeto para que egressos do sistema prisional possam fazer palestras e falar das suas experiências, alertando jovens em situação de vulnerabilidade social. 

You may also like