Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, lembrado em 14 de junho em todo planeta, o deputado estadual Samuel Júnior (PSC), conjuntamente com uma caravana de cerca de 150 membros do Conselho de Jovens da Assmbleia de Deus em Salvador (COJADS), grupo liderado pelo pastor Danilo Borges, realizará neste sábado (17), a partir das 08 horas, na sede do Hemoba, na Avenida Vasco da Gama, um grande mutirão de doação de sangue.
A iniciativa visa abastecer o estoque do hemocentro que diminuem nesse período do ano, apesar do significativo aumento da demanda por bolsas de sangue por conta dos festejos juninos. “Sabemos que nesse período de festas do mês de junho a demanda por bolsas de sangue aumentam bastantes, no entanto, esse é o tempo que o movimento é mais crítico no Hemoba. Por isso mobilizamos os jovens da Assembleia de Deus a motivar a sociedade a doar sangue que é antes de qualquer coisa um ato de amor. Jesus deu seu sangue por nós então demonstramos nosso amor pelo próximo doando nosso sangue para quem necessita”, declarou o parlamentar.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) uma localidade deve ter de 3% a 5% de população doadora por ano. A Bahia possui 15 milhões de habitantes, necessitando de pelo menos 450 mil bolsas de sangue anualmente. No ano passado, o Hemoba conseguiu em todo o estado 105 mil doações, embora o número possa ser maior se consideradas as coletas em bancos de sangue privados. O estado tem a média de coleta mensal é de 12 mil bolsas. Até o momento, de janeiro a junho, o órgão já recebeu 55 mil bolsas, metade desse número em Salvador e região.
Os interessados em doar podem procurar qualquer uma das 27 unidades do HEMOBA pelo estado. A demanda, no momento, é pelos tipos RH negativo, principalmente o tipo O-, doador universal e mais raro entre a população. Os critérios para doação são: ser maior de 18 anos, ter acima de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, bem alimentado e hidratado. Assim, basta comparecer ao local portando documento oficial com foto de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e nos sábados, das 7h30 às 12h30.