Chamar atenção da sociedade soteropolitana para o exercício da função de advogado bem como alertar para a importância do trabalho realizado pela categoria. Esse é o objetivo do vereador Joceval Rodrigues (PPS), que, após a visita dos advogados Gamil Foppel e Ricardo do Espírito Santo, apresentou à Câmara Municipal de Salvador o Projeto de Lei 508/2017, que institui e inclui no calendário oficial da cidade o Dia Municipal de Defesa das Prerrogativas da Advocacia.
O vereador destaca que o 11 de agosto foi escolhido justamente por já ter afinidade com a categoria, sendo a data em que se comemora nacionalmente o Dia do Advogado. “É uma data simbólica e que vai oportunizar que o Poder Público e a OAB-BA possam realizar seminários, sessões especiais em homenagem aos profissionais que se destacaram no ano, palestras e atividades específicas alusivas ao evento”.
Joceval lembra que, muitas vezes, o advogado é desrespeitado no exercício de sua função. “Nossa luta é justamente para defender o exercício do profissional, o respeito de toda a população a esta categoria que é indispensável em qualquer sociedade. Digo isso porque todas as necessidades do nosso povo de se fazer justiça passam obrigatoriamente pelas mãos de um advogado”, afirma.
Para entrar em vigor no calendário da capital baiana, o Dia Municipal de Defesa das Prerrogativas da Advocacia precisa ser aprovado em plenário pelos 43 vereadores e, em seguida, sancionado pelo prefeito. Joceval se diz confiante na aprovação e execução do projeto. “Sei da sensibilidade dos colegas vereadores, inclusive alguns deles são formados em Direito, portanto entendem que é preciso chamar atenção e lutar pela categoria”.