O Plano Municipal de Educação (PME), previsto para ser votado em breve, foi elogiado pelo líder do governo na Câmara Municipal de Salvador, o vereador Joceval Rodrigues (PPS). Ele classificou um plano como um importante avanço na educação da cidade, ressaltando diversos pontos positivos previstos no projeto a ser apreciado pelos vereadores.
Joceval acredita que não vai haver dificuldade para aprovação do PME, já que além de ser um documento bastante inclusivo, segue as diretrizes do Plano Nacional de Educação. “O PME foi pensado para atender diversas demandas, sempre com foco em melhorar o sistema educacional, bem como valorizar os profissionais de educação e a qualidade do ensino em todas as escolas da nossa cidade” destaca.
Alguns dos pontos previstos no PME foram citados por Joceval para justificar a qualidade do documento enviado pelo prefeito ACM Neto à Câmara. “Temos algumas diretrizes desafiadoras, mas que podemos alcançar, como a erradicação do analfabetismo absoluto, a promoção do princípio de respeito aos direitos humanos, a ampliação da oferta de vagas, o aumento do número de escolas com tempo integral, ampliação do número de bibliotecas, dentre outros pontos”.
O líder ainda lembra que o Plano foi debatido por diversas entidades, abrangendo sociedade civil, tornando-se, assim, ainda mais inclusivo. “O PME também contempla a universalização do ensino para pessoas com necessidades especiais, comunidades indígenas, quilombolas, além de inserir questões como o combate à violência nas escolas e a promoção de ações voltadas à redução do abandono escolar”, conclui.