Lançado em dezembro do ano passado, o Programa Identidade Jovem (ID Jovem) contempla, atualmente, pouco mais de 36 mil dos 16,3 milhões de brasileiros aptos a ter acesso aos benefícios. “Neste mês, em que se comemora o Dia Mundial da Juventude (30 de março), aproveitamos para reforçar a importância da inclusão sócioeconômica dos jovens baianos em todas as frentes, o que inclui, obrigatoriamente, o acesso a um transporte público e de qualidade, e o acesso à arte, à cultura e ao esporte”, pontuou o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins.
O Programa assegura 50% de desconto no valor dos ingressos para eventos culturais e esportivos e garante gratuidade no transporte coletivo interestadual – são duas vagas por veículo e, depois de esgotadas, mais duas são reservadas por metade do valor da passagem. Os benefícios são destinados a jovens entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal há, pelo menos, dois anos.
“Essa Lei foi uma conquista do Governo Dilma (Rousseff), entretanto é pouco difundida entre os jovens. Precisamos potencializar esses benefícios, que ampliam a mobilidade, facilitando as viagens para àqueles jovens cujas famílias residem em outro estado, por exemplo. E ainda promovem o esporte e a cultura, permitindo novas vivências para a juventude”, destacou o coordenador de Políticas para a Juventude da SJDHDS, Jabes Soares.
A adesão ao ID Jovem é via inscrição online, no site da Caixa Econômica Federal (https://idjovem.caixa.gov.br/
Do total de cadastrados, 29 mil são das regiões Sudeste e Nordeste. Os dados são da Secretaria Nacional da Juventude.