Criado pela Diretoria de Enfermagem do Hospital Geral Roberto Santos (Direnf – HGRS), o Programa de Aperfeiçoamento Profissional de Enfermagem (Pape) é a nova ação de educação permanente voltada especificamente para enfermeiros e técnicos de enfermagem da instituição. A programação, iniciada neste mês, engloba oficina de líderes com coordenadores das unidades assistenciais, acolhimento dos novos colaboradores e formação dos veteranos em multiplicadores.
Com conteúdos teórico, teórico-prático e prático (simulação realística), o objetivo principal do Pape é capacitar profissionais recém-contratados e fazê-los se sentir integrados à rotina do HGRS, independente do vínculo empregatício. “Queremos que eles sejam bem-vindos e criem em si o sentimento de pertencimento, além, é claro, de entenderem todos os processos do hospital. Isso gera satisfação do público interno, qualifica a assistência e eleva a segurança do paciente”, avalia Mariana Gibaut, enfermeira da Educação Permanente em Enfermagem.
No caso da formação em multiplicadores, são escolhidos técnicos e enfermeiros de cada unidade assistencial para composição das turmas. Os encontros têm capacidade para 60 pessoas. Na próxima sexta-feira (24) será a vez de técnicos e enfermeiros das áreas materno-infantis participarem.