A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Geral Roberto Santos (CCIH – HGRS) promove, a partir desta sexta-feira (23), uma campanha de higienização das mãos para todos os setores da instituição. Depois de receber 400 novos dispensadores de álcool, com dois mil refis, a equipe pretende, com esta ação, intensificar a adoção das medidas de prevenção de contaminação por microorganismos causadores de doenças.
O cronograma, que seguirá com capacitação durante as próximas semanas, tem início com apresentação da equipe da CCIH e convidados; visitação da Mamãe Noel nos setores críticos do hospital, com treinamento in loco; distribuição das amostras de álcool gel e apresentação de coral. Haverá, ainda na abertura, a participação de contadores de história.
Nos últimos meses, a CCIH-HGRS – através de implementação de protocolo de limpeza e isolamento de casos detectados, entre outras iniciativas – foi capaz de controlar a disseminação das bactérias multidrogarresistentes (MDR) nas unidades de terapia intensiva (UTIs) do hospital. Além disso, reduziu em quase 60% a taxa de infecção na diálise, por meio de mudança no padrão de limpeza da água, troca das membranas de filtração e instalação do sistema de ozônio.