Preocupado com a pandemia de influenza provocada pelo subtipo viral A(H1N1), o vereador J. Carlos Filho (SD) apresentou à Mesa Diretora da Câmara Municipal o Projeto de Indicação de n°259/16. A proposição solicita Unidade Móvel de Vacinação disponibilizando, gratuitamente, a vacina contra o H1N1 para os rodoviários de Salvador.
Segundo o edil, a categoria é mais vulnerável devido às condições de trabalho e o contato direto com um grande número de pessoas. “Um cobrador infectado pode passar o vírus para muitas pessoas em apenas um dia”, argumentou J. Carlos Filho.
O Brasil já registrou 290 mortes por H1N1 este ano até o dia 23 de abril, segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde na última terça-feira (3). Ao todo, foram 1.571 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por influenza A (H1N1) até 23 de abril.
De acordo com o texto apresentado pelo vereador, caso a proposta seja implantada pelo prefeito, deverá ser realizada nos terminais rodoviários da Ribeira, Mirantes, Cocisa, Estação da Lapa, Estação Pirajá e Estação Mussurunga.
Atualmente, na rede pública, a vacinação contra influenza é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.