A Guarda Civil Municipal (GCM), antiga Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev), agora tem novo comandante, dando sequência ao projeto de reestruturação do órgão. O inspetor geral João Gomes de Souza Neto, servidor de carreira, formado em Gestão Pública, com diversos cursos voltados para área de administração e segurança pública, já atuou no órgão como Gerente de Operações.
João Neto trabalhou na elaboração e implantação do Plano de Emprego Operacional, que resultou na ampliação da presença de agentes da instituição nos espaços públicos. Ele atuou ainda como Gerente de Prevenção à Violência, quando foi responsável pela coordenação do projeto Guardiões da Paz, voltado para ações educativas em escolas, além de participar das equipes que implantaram o Sistema Integrado de Gestão Estratégica e Operacional e a Central de Operações do órgão, tendo neste último atuado como coordenador.
Dentre as atribuições do novo inspetor estão a de representar a autarquia, podendo, inclusive, celebrar acordos, contratos, convênios ou ajustes, observada a legislação pertinente, além de supervisionar, coordenar, orientar, dirigir e fazer executar os serviços da GCM. “O fato de possuir experiência de campo e já ter atuado à frente do comando operacional da Guarda e outros setores importantes da instituição, contribui para adoção de planos e projetos que balizarão a plena à Lei 13.022/2014 que institui normas gerais para as Guardas Municipais”, afirmou o inspetor João Neto.