Diante da falta de empenho do Governo do Estado em negociar com a categoria, os ferroviários da CTB – Companhia de Transportes da Bahia resolveram paralisar as suas atividades nos dias 05 e 06 de outubro. Por conta disso, os trens do subúrbio de Salvador, responsáveis por levar cerca de 18 mil pessoas (dia), no trajeto da Calçada até o bairro de Paripe, não irão funcionar. A decisão foi tomada em Assembleia Geral realizada no dia 27 de setembro.
Essa é terceira paralisação em menos de dois meses.
O motivo de total insatisfação da categoria ferroviária é o reajuste salarial zero oferecido pela empresa CTB; os trabalhadores pedem a inflação do período, 9,27%. Outro agravante, é que os rendimentos estão defasados há 11 anos, desde que os trabalhadores foram transferidos do controle da União, para o município, até chegarem ao estado.
O SINDIFERRO – Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Ferroviário e Metroviário dos Estados da Bahia e Sergipe lamenta profundamente os transtornos causados aos usuários do modal ferroviário suburbano, que estão tendo que pagar um valor quase sete vezes maior do que como de costume, pois a passagem do ônibus custa R$ 3,30, enquanto o trem é tarifado em apenas R$ 0,50 centavos.
Julgamento do dissídio é adiado
Marcado para acontecer nesta quinta (06/10), o julgamento do dissídio coletivo de trabalho foi adiado para data ainda não definida.