Uma ampla campanha de conscientização sobre a importância do exame precoce para o rastreamento do câncer de mama e ações de saúde, nesta área, serão realizadas pelo Governo do Estado em outubro. Ação acontece por meio das secretarias estaduais da Saúde (Sesab) e de Políticas para as Mulheres (SPM) como parte do Movimento Outubro Rosa, criado para conscientizar o público em geral, e principalmente as mulheres, dos fatores de risco, formas de proteção e as medidas para detecção precoce relacionadas ao câncer de mama para reduzir a mortalidade.
Nesta sexta-feira (2), será lançado, em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, a Campanha Outubro Rosa, que, este ano, se une à ação do Saúde sem Fronteiras – Rastreamento do Câncer de Mama, com a participação do secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, e da secretária de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana. Durante o ato haverá uma caminhada pela vida, na luta contra o câncer de mama, como parte da terceira edição do projeto da prefeitura municipal denominado ‘Porto Seguro Rosa: Uma atitude de Peito’, realizado desde 2013.
O programa de rastreamento do câncer de mama atenderá, em Porto Seguro, mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária considerada de risco para a doença, no período de 2 a 20 de outubro. Nesta etapa, a Sesab planeja realizar 2.100 mamografias somente em Porto Seguro.
Este ano, o programa iniciou as ações em agosto nas regiões nordeste e oeste do estado, já tendo realizado mais de 20 mil mamografias. Atualmente, além de Porto Seguro, a ação está sendo desenvolvida em Cruz das Almas, Governador Mangabeira (Região Metropolitana de Salvador), Maragogipe e Muritiba (Recôncavo). Ao longo do mês, os caminhões de rastreamento do câncer de mama vão ainda realizar exames em municípios das regiões de Feira de Santana (centro norte) e de Teixeira de Freitas (extremo sul).
Diagnóstico precoce
Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano, sendo também a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo, com cerca de 520 mil mortes estimadas por ano.
É a segunda causa de morte por câncer nos países desenvolvidos, atrás somente do câncer de pulmão, e a maior nos países em desenvolvimento. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. De acordo com o Instituto nacional do Câncer (IncA), a estimativa no estado da Bahia, para este ano, é de 2.560 novos casos. Em Salvador o número estimado é de 980 ocorrências.
O Centro Estadual de Oncologia (Cican) também participa do Outubro Rosa, com uma programação variada que se estende até o dia 28. Serão realizadas palestras sobre detecção precoce do câncer de mama, exposição de quadros (ilustrações e aquarelas), aula de maquiagem com pacientes da quimioterapia e depoimentos de pacientes.
Cine Rosa
Ainda como parte das ações do Outubro Rosa, a SPM irá promover um cinema itinerante, a céu aberto, em cinco cidades baianas, batizado de Cine Rosa, com a exibição do filme ‘A Culpa é das Estrelas’ sempre às 18h. O objetivo da ação é, de forma lúdica, envolver toda a família sobre a necessidade de realização de exames para o diagnóstico precoce da doença, que, quando tratada em sua fase inicial, em geral tem cura.
O filme será exibido nas cidades de Maragogipe, no dia 6, em local ainda a confirmar; em Porto Seguro (9), na Avenida Passarela do Descobrimento, no centro, próximo à Secretaria de Turismo e à Biblioteca Municipal; Mucugê (17), em local ainda a confirmar; em Cachoeira (19), na Praça Doutor Milton, próximo ao Bradesco; e em Salvador (24), no bairro de Cajazeiras X, no Campo da Pronaica.