Ao som do arrocha e de marchinhas, os moradores do Garcia comemoraram mais um espaço de lazer e convivência requalificado na região em pouco mais de um mês pela Prefeitura, desta vez a Praça Marquês de Olinda, no fim de linha do bairro. A inauguração foi realizada na noite desta terça-feira (5), em cerimônia que contou com as presenças do prefeito ACM Neto, da vice Célia Sacramento, do secretário de Manutenção, Marcílio Bastos, demais autoridades e a população. A ação atende a uma antiga demanda da comunidade e foi promovida por meio do programa Salvador Bairro a Bairro, desenvolvido desde 2015 e que promove obras indicadas pela própria população.
Moradora do Garcia desde que nasceu, a estudante de Pedagogia Iracema Pereira, de 53 anos, contou como era a situação da praça antes da reforma. “Era muito deserta, suja, ruim, tinha muito rato, sem segurança. Graças a Deus está bem melhor”. A vizinha Rosameire Leite, também com 53 anos, relata que não existia espaço para crianças e idosos aproveitarem o local. “Melhorou 100% a situação daqui. Estou muito feliz e espero que a praça seja conservada”.
O prefeito ACM Neto destacou que, ao verificar anos atrás a situação de abandono da praça, um dos espaços mais importantes e tradicionais do bairro, exigiu um projeto completo de recuperação que contemplasse ambientes para todas as idades. Mesmo com a crise política e econômica que tem afligido o país, com reflexos na capital baiana, o gestor ressaltou que a administração municipal vem conseguindo cumprir com os compromissos. “Muita gente pergunta como a Prefeitura consegue realizar tantas obras com essa crise. Costumo dizer que fazemos isso utilizando três valores: compromisso, trabalho e seriedade”, salientou.
Estrutura – A estrutura da Praça Marquês de Olinda foi totalmente requalificada, com investimento de R$ 381 mil. O equipamento possui 2.907 m² e conta com novos elementos para incentivar a prática esportiva e promover o lazer da população. A reforma do espaço é uma demanda antiga da população e foi realizada pela Secretaria de Manutenção (Seman) em parceria com a Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop), Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e Secretaria Cidade Sustentável (Secis).
Dentre os novos atrativos ofertados, o espaço agora conta com parque infantil e espaço da criança, academia de saúde, área para a prática de exercícios, paraciclo, duas quadras – sendo uma para futebol, em tamanho reduzido e a outra poliesportiva -, além de um coreto, que já existia no local e foi recuperado. O equipamento conta ainda com pergolado, nova pavimentação, piso intertravado, rampas de acessibilidade, nova iluminação, paisagismo e bancos antivandalismo.
Além da Marquês de Olinda, o Garcia também recebeu, no fim de fevereiro, a praça Alexandre Fernandes completamente requalificada pela Prefeitura. Localizado na Rua Alexandre Fernandes, o local, antes abandonado, inseguro e que servia como estacionamento irregular de veículos, deu lugar a um espaço totalmente requalificado e que conta com itens como deck de madeira, academia da saúde, bancos econômicos, acessibilidade, paisagismo e iluminação.