A Fundação Cidade-Mãe (FCM) preparou diversas atividades para o mês de agosto com o propósito de se aproximar cada vez mais da comunidade e elevar a autoestima dos 3.500 jovens que são atendidos nas suas unidades. Nesta quarta (10), a professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Kátia Borges, realiza o curso de Reaproveitamento Integral dos Alimentos, das 14h às 16h, para 25 pessoas da Unidade do Bariri das Artes. No curso, será ensinado como reaproveitar cascas de frutas para realizar receitas como bolo, pão, sucos e outros.
Segundo a presidente da Fundação, Risalva Telles, o intuito é fazer com que os jovens se tornem cidadãos de bem. “Através desses cursos os jovens se transformam em cidadãos mais comprometidos com a vida, com o mundo, o meio ambiente, bem-estar e, sobretudo, ficam longe das drogas e da violência. Nessa lógica e seguindo esse caminho, temos atualmente mais de 3500 jovens sendo atendidos em todas as unidades da fundação”.
Risalva informou que na quinta (11) pela manhã fará uma visita à Associação Brasileira de Odontologia (ABO) para conversar sobre a prevenção de cáries e tratamento de canal. Segundo ela, essa parceria é de grande importância. “A ABO é conveniada e realiza os tratamentos gratuitamente para os jovens da fundação. O índice de atendimentos é elevado, mas necessário, os jovens ficam com os dentes mais saudáveis e bem cuidados”.
Canabrava – Na segunda semana de agosto, a FCM vai realizar uma ação coletiva de melhoria dos equipamentos da Unidade Canabrava, plantando árvores frutíferas entre o asfalto e o muro da entidade, além de pintar paredes e reformar alguns cômodos, com apoio dos próprios estudantes daquela unidade. “Decidimos fazer tudo isso em conjunto com os jovens para ter esse sentimento de envolvimento. Através disso eles criam consciência de que devem cuidar, preservar e, para isso, eles têm que se envolver”, afirmou a presidente.
No dia 31 de agosto, 1 e 2 de setembro será realizada uma triagem para o exame de acuidade visual. Os 550 jovens, de 8 a 21 anos, que entraram em cursos da Fundação esse ano e possuem alguma dificuldade visual, de 3 graus em diante, realizam o exame e tendo necessidade, recebem os óculos por meio de doação das Óticas Carol e Lente Varilux. Os que precisarem de um exame mais detalhado serão redirecionados ao Instituto de Olhos Freitas. A previsão de entrega dos óculos é em novembro. Até o momento, 217 óculos foram doados através da parceria, tendo mais 200 à disposição da FCM.
A fundação já concluiu o curso de Panificação e Pizza, em Periperi, que durou dois meses e foi realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). De acordo com Risalva, as mães dos jovens também participaram do curso. “Tem gente que já faz pizza para sobreviver e para o próprio consumo. Dessa forma, a Fundação encontra meios de incentivar o empreendedorismo, fazer inclusão social, ajudar os jovens a acreditar em si e vamos seguindo com as ações”, declarou.
Semeando Cidadania – O próximo curso a ser realizado pela FCM será o Semeando Cidadania, quando serão plantadas hortas na Unidade de Saramandaia e Bariri das Artes, além das aulas de Jardinagem no novo pergolado da Unidade Bariri, programadas para acontecer esse mês. Para obter mais informações a respeito dos cursos e ações realizadas pela Fundação, basta entrar em contato através do número 71 3202-2402.