O Cabrito Berra – Festival de Arte do Alto do Cabrito, movimentou o bairro situado na região do Subúrbio no sábado (21). O projeto é financiado pelo edital Arte Todo Dia – Ano IV, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), através da Fundação Gregório de Mattos (FGM). A realização é assinada pelo Coletivo de Produtores Culturais do Subúrbio e pela Azeviche Produções.
No sábado, aconteceu as oficinas de Produção Cultural, ministrada pelo produtor cultural George Bispo, das 8h30 às 12h30; e de Elaboração de Planilhas Orçamentárias para Projetos Culturais, conduzida pelo produtor executivo Márcio Bacelar. As aulas aconteceram no Teatro E², localizado na sede do grupo cultural homônimo, na Rua Adilson Leite, 39-E, ambas com inscrições encerradas. Ao final, dentre os 30 participantes das duas oficinas, quatro foram selecionados para integrar a equipe de produção do festival na realização das atividades seguintes.
No mesmo dia, aconteceu as oficinas de Teatro para Crianças (a partir de 6 anos de idade), comandada pela atriz Jéssica Sampaio, no Espaço Eventos Culturais Bela Vista, situado na Rua da Caju, 52; de Percussão, regida pela maestrina do Olodum, Andrea Reis, no Teatro E²; e de Fotografia para Celular, dirigida pela fotógrafa Fanny Oliveira, no Espaço Ori Aiê, na Rua do Cabrito, 358. Todas ocorreram simultaneamente, das 8h30 às 12h30, e também ofereceram 15 vagas cada. Os interessados devem se inscrever através do WhatsApp (71) 98353-4127, informando nome completo, telefone de contato, e-mail, endereço e a oficina de sua preferência.
Além das capacitações, o Cabrito Berra também traz o filme “O Artista Suburbano”, de Vagner Jesus, seguido de bate-papo com o diretor, às 19h da próxima quinta-feira (26). Já a peça “Quem é você? De que povo você é?”, produzida pelo grupo de teatro E², será encenada na próxima sexta-feira (27), às 19h.
No sábado (28) é a vez do comediante Pisit Mota apresentar o stand up “Pisit pelo Mundo”, também às 19h. No domingo (29), encerrando a programação do festival, acontece o Sarau do Cabrito, das 16h às 19h, com shows musicais do sambista Zenon Santos, do rapper Sagaz 71, da cantora Priscila Damasceno e da Banda Mirim do Olodum. Todos os espetáculos serão apresentados gratuitamente, para todos os públicos, no Teatro E².
Incentivo – Um dos produtores do evento, Fábio de Santana contou que O Cabrito Berra teve a primeira edição realizada em 2019 (em 2020 e 2021 foi suspenso devido à pandemia de Covid-19), e a ideia surgiu da necessidade de potencializar e fomentar os artistas das mais diversas linguagens produzidas no bairro.
“Aqui temos talentos da música, do teatro, da dança, do cinema, das artes visuais, que muitas vezes só precisam de um incentivo na hora certa para consolidar sua vocação. Os 25 anos desenvolvendo atividades de arte e educação nos deu a formação necessária para que criássemos um festival cultural para fortalecer as manifestações artísticas da nossa comunidade”, ressaltou Santana, que também é sociólogo e ativista antirracista.