Durante o período do carnaval, quando as farmácias das unidades básicas de saúde da rede municipal estarão em recesso, o usuário do SUS conta com mais uma opção para ter remédios de graça ou com até 90% de desconto: a rede conveniada “Aqui tem Farmácia Popular”.
Na capital baiana, são quase 90 drogarias privadas que tem o selo do Programa distribuídas por diversas localidades da cidade. Quinze medicamentos para hipertensão, asma e diabetes são gratuitos. Outros 24 remédios, incluindo os utilizados no tratamento da osteoporose, rinite e doença de Parkinson, além de fraldas geriátricas, são vendidos com descontos.
“Essas farmácias que ofertam medicamentos gratuitos ou com até 90% de desconto durante todo o ano, servirão de opção para os usuários que porventura necessitar realizar a retirada de um dos itens durante o carnaval, quando as unidades básicas de saúde estarão em recesso”, explicou Bruno Viriato, coordenador da Assistência Farmacêutica de Salvador.
Para receber os medicamentos é necessário que o paciente apresente um documento oficial de identificação com foto, CPF e receita médica, que tem validade por quatro meses. Para um parente ou amigo retirar o medicamento é preciso apresentar procuração reconhecida em cartório, além das cópias dos documentos pessoais do procurador e do paciente.
As unidades básicas de saúde da rede municipal estarão em recesso entre os dias 24 de fevereiro a 1º de março.