Único hospital público de urgência e emergência construído nos últimos 20 anos na Região Metropolitana de Salvador, o Hospital do Subúrbio (HS) completa cinco anos de funcionamento nesta segunda-feira (14). Para celebrar a data será realizada uma solenidade no hospital, às 8h, com a presença do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, do presidente da Prodal Saúde – concessionária responsável pela operação do HS, Jorge Oliveira, da diretora-geral da unidade, Lícia Cavalcanti, entre outras autoridades. Na ocasião, serão homenageados os colaboradores do hospital e lideranças comunitárias do Subúrbio Ferroviário.
O HS dispõe de 373 leitos e de uma equipe de 1.446 funcionários, incluindo 270 enfermeiros, 585 técnicos de enfermagem e 394 médicos das mais diversas especialidades.
Nestes cinco anos, foram realizados mais de 500 mil atendimentos na emergência e ambulatórios, e mais de 45 mil cirurgias, com 64.384 internações e aproximadamente dois milhões de exames complementares. Este ano, o HS recebeu o segundo lugar no Prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU) em Melhoria na Entrega de Serviços Públicos na América Latina.