A expectativa é que até novembro a empresa responsável seja contratada e dê início às análises. Para dar celeridade a obra, a Seinfra já abriu um processo de solicitação de licença ambiental, no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Após sua finalização, o projeto executivo feito através de um convênio com a Secretaria de Turismo (Setur) será enviado ao Inema e dependerá das licenças necessárias para que o serviço seja executado.
A partir das intervenções, o canal vai passar a ter profundidade média de dez metros. Isso significa que as embarcações vão poder realizar a travessia sem interrupção. Atualmente, os usuários dependem das condições da maré para navegar entre o terminal da capital baiana e o de Mar Grande.
“Para melhorar a mobilidade dos passageiros que utilizam o transporte hidroviário entre Salvador e Itaparica, o Estado tem investido nas reformas dos terminais e dos atracadouros baianos. Além disso, como parte do incentivo a educação, concedemos meia passagem estudantil para as cidades de Itaparica e Vera Cruz, tanto nas lanchinhas como no ferry, o que beneficia os moradores dos dois municípios”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.
Investimentos
Nos últimos três anos, o Governo investiu no terminal de Mar Grande aproximadamente R$ 1,1 milhão de reais. Entre as intervenções, foram realizados o alargamento e recuperação estrutural da ponte, além de serviços no terminal de passageiros, como a impermeabilização da laje. Entre as responsabilidades da Seinfra, a secretaria tem o papel de promover, executar e supervisionar a elaboração de programas e projetos estaduais de transportes. O órgão realiza a implantação e manutenção de infraestrutura hidroviária na Bahia.
Fonte: Ascom/Seinfra