Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Você já pensou em ir a uma estação ferroviária e encontrar um grupo de atores encenando? No dia 4 de abril o público soteropolitano poderá assistir, gratuitamente, a estreia do espetáculo “Ponta d’Areia, Pedaço do Céu”, do Grupo de Teatro Finos Trapos. A apresentação será às 15h30, na Estação Ferroviária da Calçada, e a temporada segue de 5 a 21 de abril (quinta-feira a sábado). A encenação é de Rino Carvalho.

A trama desta fábula cênica musical, indicada para crianças a partir de 08 anos, se passa nos arredores de Ponta D’Areia, um vilarejo serrano desconhecido dos mapas e cartografias. Conta a aventura do velho Filó e sua neta Tatá na busca por um metal raro que servirá de matéria-prima para a construção da Geringonça, uma máquina extraordinária que os permitirá viajar espaço adentro para descobrirem os segredos escondidos das estrelas. Durante a busca, em meio à natureza ranzinza do Velho Bartô – avô paterno da menina – e ajudados por Zé da Zuada, assistente dedicado de Filó, encontrarão criaturas fantásticas e desafios que transformarão a relação entre os personagens.

A montagem celebra os 15 anos do Grupo de Teatro Finos Trapos, e toda a sua trajetória de encontros, partidas e afetos. Ao longo dos anos, o grupo recebeu novos integrantes, possibilitando a continuidade de seus projetos, mas, sobretudo, como uma ação política de fortalecimento do teatro de grupo na Bahia. O público ainda terá oportunidade de ver na Estação “Varal das Memórias”, exposição que traz as memórias de trabalho do grupo, retratando bastidores, espetáculos, oficinas e viagens vividas por esta trupe.

O espetáculo e a exposição fazem parte do Projeto de Residência: Finos Trapos Abrigo e Morada – Ano II, ação: “Eito de Criação”, contemplado no Edital de Apoio a Grupos e Coletivos Culturais – 2016, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e do projeto Trilha de estórias nos Trilhos o Subúrbio Montagem do Espetáculo “Ponta de d´Areia – Pedaço do Céu” do Grupo de Teatro Finos Trapos, selecionado no Edital Arte em Todo Dia – Ano III – 2017, realizado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) da Prefeitura de Salvador.

Os projetos pretendem aproximar as artes cênicas do cotidiano da cidade e de seus moradores, a partir da escolha de um espaço não convencional para a encenação e exposição artística. Ao mesmo tempo realizam um trabalho de formação de espectadores, junto a instituições públicas educacionais, culturais e sociais que assistirão ao espetáculo gratuitamente e receberão orientações pedagógicas.

O Grupo Finos Trapos desenvolve um continuado trabalho de repertório de espetáculos e realização de atividades de pesquisa, produção de eventos culturais e fomento das Artes Cênicas na Bahia. Seu teatro contemporâneo com sotaque regional fundamentado na filosofia do trabalho em grupo e no imaginário da cultura de tradição popular nordestina já possui reconhecimento de público e crítica registrado nas indicações a Prêmios e aprovações em Editais Públicos Estaduais e Nacionais. Fazem parte do Fino Repertório os espetáculos: “Sussurros…” (2004), “Sagrada Folia” (2005), “Sagrada Partida” (2007), “Auto da Gamela” (2007), “Gennésius – Histriônica Epopéia de um Martírio em Flor” (2009), Berlindo (2011) e “O Vento da Cruviana” (2014), Mós Aí Quê (2016).


SERVIÇO

O que: Espetáculo infantojuvenil “ Ponta d’Areia, pedaço do céu”

Quando: 04 de abril (quarta-feira)│ 05 a 21 de abril (quinta-feira a sábado), às 15h30│ 12 e 20 de abril (quinta e sexta-feira) sessão extra às 9h30.

Classificação: a partir de 08 anos

Duração: 50min

Quanto: Gratuito

Onde: Estação Ferroviária da Calçada (Largo da Calçada, nº 360) – Salvador

Mais informações: www.grupofinostrapos.com.br

Realização: Finos Trapos Produções

Apoio financeiro: Edital Arte em Toda Parte – Ano III, realizado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) da Prefeitura de Salvador.

Apoio financeiro: Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Crédito da imagem: (vide fotografia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like