A região da Cidade Baixa ganhou, nesta quarta-feira (16), uma nova estrutura para conforto e melhoria na qualidade dos serviços de vendedores ambulantes que atuam no ramo de hortifrúti. Com 287 m² de área coberta, o espaço fica localizado no bairro da Calçada e foi entregue pelo titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Marcus Passos. O investimento foi de R$ 200 mil. Denominado de Feirinha Estação da Calçada, o equipamento beneficiará 55 vendedores, que passam a ter condições adequadas de trabalho – cada permissionário ganhou uma barraca em madeira para acondicionamento dos produtos.
O local possui cobertura isotérmica e foi projetado para receber ventilação natural, o que vai amenizar os impactos do forte calor soteropolitano, proporcionando bem-estar tanto para os trabalhadores quanto para a população. Além disso, a feirinha conta com pavimentação em piso intertravado em uma área de 550 m² e iluminação em LED. “Esse é mais um espaço entregue na gestão do prefeito ACM Neto em prol dos ambulantes. A Prefeitura construiu mercados municipais e reformou diversas estruturas com o objetivo de oferecer condições dignas e conforto aos vendedores do comércio informal, que tanto trabalham e que movimentam a economia da cidade”, destacou Marcus Passos.
Ambulante há 19 anos, Ana Paula de Jesus, 35, comemorou a entrega da Feirinha Estação da Calçada. “Agora, sim, tenho um ambiente confortável, limpo e organizado para vender frutas. Antes trabalhava perto do lixo, havia moscas, rato. Fora que, quando chovia, alagava tudo. Cheguei até a ficar doente por causa disso”, conta.
Outro beneficiado com o espaço, Erval Ferreira, 64, disse que a entrega da feirinha atendeu a um pedido dos vendedores da localidade. “Estamos mais protegidos e seguros. A expectativa é que com esse novo espaço as vendas melhorem e que se atraia ainda mais clientela”. Há pouco mais de um ano, o comércio popular na Calçada foi contemplado com a entrega de um camelódromo com 450 metros quadrados de área coberta, entre o Largo da Calçada e a Rua Barão de Cotegipe. O projeto também envolveu implantação de paisagismo, iluminação e nova pavimentação.
Ronaldo
Será que depois da entrega dessas benfeitorias, ainda vamos ter ambulantes, tomando as calçadas, enfeiando fortemente os ambientes que foram há pouco tempo reformados pela prefeitura, deixando assim uma medonha poluição visual.
Sem contar os transtornos que causam obrigando a gente a andar no meio da rua, além da sujeira.