A criação do enoturismo como produto turístico baiano foi instituída em 2010. A idealizadora foi Emília Salvador Silva, ex-presidente da então Empresa Baiana de Turismo (Bahiatursa), que será homenageada na 11ª edição do Festival de Inverno Bahia. O evento acontece em Vitória da Conquista, de hoje (28) a 30 de agosto.
Um estande em forma de adega foi montado no festival pela Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa), vinculada à Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur). No espaço, os visitantes poderão experimentar diferentes tipos de vinhos das duas maiores vinícolas da região. “Achamos justo homenagear Emília, já que muito do incremento do turismo da região depende do esforço que ela fez para criar o enoturismo na Bahia”, disse Diogo Medrado, superintendente da Bahiatursa.
Patrocinadora do FIB, a Bahiatursa divulga no local os vinhos do Vale do São Francisco. Uma das 13 zonas turísticas baianas e um dos destinos mais promissores do Brasil, a região é o segundo polo produtor do vinho nacional. O roteiro conhecido como Vapor do Vinho inclui a navegação pelo Rio São Francisco e oferece motivações complementares como o turismo cultural e o de negócios.
O visitante pode passear pelos vinhedos, aprender a colher uvas e conhecer de perto o preparo de vinhos de boa qualidade, com direito a degustação nas principais vinícolas da região.
HOMENAGEADA – Graduada em Letras pela Universidade Federal da Bahia – Ufba (1974), Emília é professora auxiliar da Universidade Estadual da Bahia (Uneb). Tem mestrado em Administração Avançada – Gestão de Negócios pela Uneb/Unibahia, doutorado em Turismo pela Universidade de Las Palmas e Gran Canaria, Espanha.
Foi presidente da Abav Bahia (1989-1993), da Empresa de Turismo de Salvador – Emtursa (1993-1996), da Associação Brasileira de Órgãos Municipais de Turismo – Abomtur (1994-1997) e da Empresa de Turismo da Bahia – Bahiatursa (2007-2011), além de diretora de Economia e Fomento da CTI Nordeste (1995-1996).