A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) finalizou, nesta quinta-feira (26), um dia antes do previsto, o agendamento para ambulantes que desejam trabalhar na festa de Iemanjá. Em apenas 11 minutos, as 410 vagas disponibilizadas na internet foram preenchidas. Os agendados devem comparecer à sede da Semop (Rua 28 de Setembro, s/n, Baixa dos Sapateiros) para cadastro e pagamento do Documento de Arrecadação Municipal (DAM).
O cadastramento será feito presencialmente, na sede da Semop (Rua 28 de Setembro, s/n, Baixa dos Bapateiros), nos dias 30 e 31, das 8h às 17h. Como já acontece em outras festas populares, o uso de louças, vidros e alumínio não será permitido – todo material deverá ser descartável. Também não será permitida a comercialização de produtos em carros de mão, fogareiros, churrasqueiras, nem bebidas pré-preparadas artesanalmente. Todo material irregular será apreendido.
A instalação dos equipamentos pode ser feita a partir das 12h do primeiro dia de fevereiro e a retirada do material até 8h do dia 3 do mesmo mês. O objetivo da proibição é garantir a segurança não apenas de quem trabalha, mas de quem vai curtir a festa. Para a festa do Rio Vermelho, será empregado um efetivo de 70 agentes de fiscalização que irão fazer o ordenamento do comércio informal.