Uma roda de conversa sobre políticas públicas para juventude, protagonismo e empoderamento juvenil, democracia, justiça social e cidadania foram alguns dos temas abordados durante os Diálogos com a Juventude – atividade da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) realizada na manhã desta sexta-feira (9), no município de Maragojipe, no Recôncavo baiano.
A iniciativa, que tem sido realizada em diversos municípios da Bahia, tem o objetivo de estreitar os laços com jovens, incentivando sua participação social, difundindo políticas públicas e contribuindo para a formação de cidadãos críticos. O evento reuniu, aproximadamente, 200 estudantes da rede estadual de ensino, na Casa da Cultura, localizada no centro da cidade.
“A nossa intenção é despertar e conscientizar a juventude quanto ao seu papel, importância e força na sociedade. Trazer essa reflexão também significa apresentar oportunidades, direitos e deveres para cada um deles”, comentou Jabes Soares, Coordenador de Políticas para Juventude (Cojuve) da SJDHDS.
Durante o evento, Caruso Costa, também integrante da Cojuve, fez uma análise do papel social dos jovens e chamou atenção para a importância da conscientização e envolvimento político de cada um deles. “Dizem muito que a juventude é um cidadão do futuro, mas na verdade, ela é um agente transformador do presente. Tem força para interferir e modificar a realidade de hoje”, disse ele.
Para as estudantes Camila Guedes e Gabriela de Jesus, ambas com 16 anos, esse é uma oportunidade ímpar é uma “arma contra a alienação, principalmente nos dias de hoje, com esse cenário político que se encontra o Brasil. Saímos daqui cheios de informação e nos sentindo agentes multiplicadores”, disse Camila.