Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Na manhã desta quinta-feira (8) o governador Rui Costa concedeu uma entrevista ao programa de Marcos Medrado, na Rádio Salvador FM, e respondeu a diversas perguntas onde o Subúrbio teve grande destaque.

” Frequentei na minha infância e na minha juventude a Praia de Periperi e São Tomé de Paripe, onde mora nosso amigo Marcos Medrado. É uma água tranquila, excelente para tomar banho, para quem gosta de nadar um pouco sem o risco de eventuais ondas, a maré não puxa quando está cheia, então é um lugar bom. Eu frequentava ali com minha mãe também e sempre teve um preço acessível da comida e da bebida que era vendida, a gente frequentava muito” afirmou Rui ao ser questionado sobre os lugares preferidos do Subúrbio de Salvador.

Marcos Medrado destacou a obra realizada pelo governador em São João do Cabrito, localizada no bairro de Plataforma e questionou o porque tanto investimento no Subúrbio Ferroviário.

” Ali nós estamos investindo forte para recuperar, eliminando completamente o que ainda restava de palafitas, investindo também no processo educacional e ambiental. Eu também quero pedir ajuda da população para que preserve o que a gente tem de mais bonito, evitando jogar lixo. Então nós fizemos a ligação da pista, está toda a pista de borda feita, nós ainda estamos construindo mais casas ali. Estamos duplicando Marcos, o hospital João Batista Caribé. Já está em processo de licitação, uma grande obra. Vamos transformar completamente para melhor. Ficará bem maior para atender a população. Acabamos de licitar e passando o carnaval vamos marcar a data para iniciar as obras da Policlínica de Escada, para tender todo o Subúrbio. Publicamos a nova licitação do VLT, ele vai sair do Comércio, vai passar pela Calçada, Periperi, Paripe e chegará a ilha de São João. Eu estiquei um pouco mais e vamos chegar a Simões Filho, já na primeira etapa. E vou falar aqui em primeira mão, pela nossa amizade, já está no edital da segunda etapa que a empresa tem que apresentar o projeto para fazer uma ligação também subindo ali a ladeira do Largo do Tanque, mais ou menos ali, e passando pela San Martin, para integrar com a Estação do Metrô do Retiro. Estamos fazendo várias encostas no Subúrbio para garantir uma qualidade de vida melhor para população”.

Confiram algumas peguntas dos comunicadores do Subúrbio:

NELSINHO FONTES: O Subúrbio conta hoje com o pior transporte público da cidade. Quando poderemos contar verdadeiramente com os serviços do transporte do VLT ?

RUI COSTA: Nelsinho um forte abraço, parabéns pelo seu trabalho aí de comunicação e não esqueça de compartilhar as coisas do governador, no facebook, no twitter e no instagram, para aumentar a nossa possibilidade de informar a população, contando com sua grande inserção aí no Subúrbio. Deixe eu lhe dizer: Nós vamos licitar agora, a empresa, nós temos um prazo, temos que seguir o rito da lei, a empresa vencedora ele começará agora no segundo semestre, as obras. O prazo da conclusão total do projeto são 24 meses. Nós vamos começar a obra em dois sentidos, da Calçada para o Comércio e no sentido Paripe – Ilha de São João. As estações que forem ficando prontas, como foi a do Metrô, nós vamos liberando ao longos dos meses, para a população usar, combinando isso com a integração do trem. Na estação que ela for chegando o trem não passa mais, e assim sucessivamente. E tem outra obra Nelsinho importante que vai se juntar ao VLT que é a Obra da Gal Costa, viu Marcos, que nós estamos fazendo da estação de Pitrajá até o Lobato. Tem dois tuneis furados em Lobato e agora nós estamos iniciando a construção dos elevados. Do elevado que vai sair daquele túnel até descer na Suburbana e os elevados que vão garantir se chegar até a Estação Pirajá. Então Nelsinho, você saindo dali do lobato até a Estação do Pirajá, você vai gastar no máximo cinco minutos. São duas pistas, cada uma com duas faixas, portando são quatro pistas. Portanto é uma forma muita rápida do povo do Subúrbio ter acesso ao metrô, e isso vai se combinar com o VLT. Nós estamos montando uma estrutura que é única Nelsinho do país, eu me orgulho de está construindo, a melhor modernidade urbana do Brasil. E por isso, eu estive tem 15 dias, em São Paulo, fazendo um debate sobre mobilidade urbana e mostrando, como nós conseguimos fazer isso tão rápido aqui na Bahia.

LUCK: Governador os moradores estão sempre perguntando como vai ficar o Parque de São Bartolomeu. Esse parque que foi revitalizado, mas que a gente precisa saber quais os tipos de projetos e o que o senhor pretende para o futuro do Parque de São Bartolomeu, localizado aqui no Subúrbio Ferroviário de Salvador?

RUI COSTA: Luck excelente pergunta. Meus parabéns pelo excelente trabalho de comunicação você faz aí de mobilização no Subúrbio, eu inclusive, demandei ao meu secretário de meio ambiente, Geraldo Reis, junto com a nossa secretária, Juz Maria de Oliveira, que sentem e chamem os representantes do povo, vereadores, deputados, falei aqui com Marcos, mobilizar a comunidade do Subúrbio pra gente fazer um planejamento para o Parque de São Bartolomeu. O Parque é Municipal, eu tive a oportunidade de dialogar no passado com o prefeito, pára saber se ele desejaria o Parque de volta, ele disse que ia avaliar, eu não tenho uma definição definitiva porque o Parque não é estadual, ele é municipal. Mas independente disso eu já autorizei, meus secretários, a iniciar um debate com a comunidade, para se fazer um planejamento de uso, eu defendo que a gente tende viabilizar o uso sustentável, desses parques, dessas áreas, porque são áreas nobres, são áreas belíssimas do ponto de vista ambiental, do ponto de vista do lazer, que tem que mobilizar a população para ajudar a preservar, conservar, que aquilo não é do governado é do povo. Eles estão iniciando Luck, que deve ser uma audiência pública, para chamar as lideranças para conversar com calma, avaliar as alternativas, encomendar estudos, para a gente formar um projeto de uso continuo e sustentável desse belíssimo espaço, que é o Parque São Bartolomeu. No Parque Luck, o governo do estado botou mais de R$100 milhões de reais, foram investidos no Parque. Na construção de casas, creche, centro comunitário, pista de cooper, cercado com grades, quadra de esporte, macro drenagem, agora precisamos fazer um planejamento e um uso adequado desse espaço.

CLAUDIO LEITE: Eu gostaria de saber em nome de todo o povo suburbano quando nós teremos início a Policlínica do Subúrbio, que é uma das obras mais esperadas daqui da nossa região do Subúrbio Ferroviário de Salvador ?

RUI COSTA: Um abraço e muito obrigado, por está ajudando aqui o programa de Marcos, eu vou inciar agora. Já está licitado, já tem empresa vencedora, logo após o carnaval, nós vamos iniciar a obra e eu quero contar com a sua presença lá. Marcos já me confirmou aqui que vai está presente no início da obra em Escada, na beira da Suburbana.

Para se ter uma ideia do sucesso da entrevista, o programa que foi transmitido pelo facebook do governador já teve mais de 15267 visualizações. Já se consagrando como um dos vídeos mais visto da sua rede social.

2 Comments

  1. Mariana santana Lima

    Senhor governador queria saber como vão ficar os moradores do quilombo renascença que fica do lado da futura policlinica nos moradores queremos a posse da terra porque não reabrem a upa invés de tirar o povo pobre de suas casas sou uma moradora gosto muito do seu trabalho sou pt sempre

  2. Maria José P. Santos

    Governador,parabéns eu sei que essa primeira etapa da implantação do VLT vai ser o início de uma mega obra.Só não deixe os outros bairros de fora. Como: F.Grande, São Caetano, Brejal,Liberdade, Jardim Cruzeiro. Dendezeiro, Alto do Peru. São bairros muito populosos que precisam do VLT ou monotrilho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like