Projeto de Lei apresentado pela vereadora Vânia Galvão à Câmara Municipal de Salvador propõe a proibição ao uso de talheres de cabo de madeira e de plásticos em restaurantes do município e determina a utilização dos utensílios integralmente de metal. Conforme explica a líder do PT na CMS e presidente da Comissão de Reparação da Casa, esta é uma medida preventiva de atenção à saúde, tendo em vista que estes materiais acumulam bactérias que podem ser nocivas à saúde humana.
“A ideia surge a partir de diálogo com profissionais da área de saúde; eles explicaram que os materiais em madeira e plástico são, na sua maioria, porosos, absorventes e com maior propensão ao desenvolvimento de bactérias e outros microrganismos”, explica Vânia Galvão. “Já os talheres integralmente de metal evitam acontaminação humana por esses microrganismos que podem causar graves consequências sanitárias e econômicas”, completa a líder.
Além dessa proposta, a vereadora apresentou na semana de abertura dos trabalhos da CMS outras nove proposições, que incluem Moção de Congratulações aos 70 anos da UFBA, Projeto de Indicação ao govenador Rui Costa para criação do Museu Gente Baiana, além de sessões especiais sobre combate ao câncer, ao trabalho infantil e à homofobia, erradicação da pobreza, conscientização sobre o autismo e comemoração pelos dias da matemática e da empregada doméstica.