Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email
Até 18 de fevereiro deste ano, o Disque Dengue (3002-1808), canal disponibilizado pela Prefeitura para comunicar focos dos mosquitos transmissores da dengue, zika e chikungunya, recebeu 1.434 notificações de possíveis criadouros. De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Gerusa Moraes, o serviço, que começou a operar uma semana antes do Carnaval, é importantíssimo no enfrentamento ao problema. “A participação da população nesta campanha é primordial. É preciso que haja uma mudança no comportamento porque todos já sabem o que fazer”, frisou.
Criado pela Prefeitura em dezembro de 2015 através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o Disque Dengue tem se consolidado como uma ferramenta de grande importância no combate à infestação. Através das denúncias, a central conseguiu mapear as localidades que possuem maior número de criadouros, como Pituba (98), Caminho das Árvores (40), Brotas (39), Itapuã (38) e Rio Vermelho (34).
Segundo Gerusa Moraes, as demandas recebidas pelo call center são tratadas pela coordenação do CCZ e distribuídas para as 19 equipes encarregadas de realizar as vistorias nas residências. No total, 1.900 profissionais estão envolvidos no combate à epidemia, que atualmente possui o Índice de Infestação Predial (IIP) de 1.8%.
Balanço – Para solicitar ao Centro de Controle de Zoonoses a visita dos agentes de endemias, ou denunciar possíveis focos dos mosquitos, a população deve ligar para a central, através do telefone 3202-1808. O serviço funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em 2016, já foram registrados 246 casos de dengue, 128 de zika vírus e 20 de chikungunya.

You may also like