Uma mega operação capitaneada pela Diretoria de Bem-Estar e Promoção Animal (DIPA) será iniciada nesta terça-feira (9) para dar fim à colônia de gatos que vivem em situação de rua no bairro de Piatã. A mobilização que conta com o apoio da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental, Guarda Civil Municipal, 15ª Companhia de Polícia Militar e protetores de animais será realizada em três linhas de atuação.
Para inibir o abandono de novos felinos, os profissionais das forças de segurança iniciarão a realização do monitoramento no local de maneira ininterrupta. Equipes fixas revezarão na ronda 24 horas por dia para coibir o crime de abandono.
Castração
Outro foco das equipes está na realização da castração em massa dos animais que encontram-se no local. O Castramóvel já está instalado para a oferta dos procedimentos. A medida visa conter o crescimento populacional dos pets em situação de rua.
“A esterilização é a medida mais efetiva para conter o crescimento populacional desses animais. Teremos a capacidade de realizar até 400 cirurgias por mês. A castração também é importante para evitar a disseminação de algumas doenças entre esses animais”, afirmou Tainara Ferreira, diretora da DIPA.
Mutirão de adoção
Protetores, tutores e veterinários também estão mobilizados para dar apoio no pós-operatório dos animais castrados. Com o auxílio dos voluntários também será organizado um mutirão de adoção dos gatos. A proposta é zerar o quantitativo de bichos abandonados em Piatã.
“Todos esses animais também estão sendo vacinados, monitorados por veterinários e estarão prontos para ter um novo lar. Com essas três linhas de atuação, pretendemos dar fim nesse problema antigo que aflige a localidade”, finalizou Tainara Ferreira.
Para maiores informações sobre a adoção estão disponíveis na conta da DIPA no instagram : @diretoriaanimalsalvador .